Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

4 verdades sobre o sarampo

1. Pode ser transmitida sem que haja manchas?

As primeiras manifestações da condição são bem parecidas com um resfriado: febre, mal-estar, secreção e irritação nos olhos. Só depois deste quadro que costumam aparecer as manchas, seu sintoma mais característico. O período de transmissão envolve desde o período gripal até um pouco depois da vermelhidão.

2. Somos infectados só uma vez na vida?

Assim como a famosa catapora, só é possível ter sarampo uma vez na vida. Isso porque, quando contraímos o vírus, o corpo produz anticorpos para expulsá-lo do organismo. Se o vírus tentar entrar novamente, a defesa do nosso corpo já está preparada para eliminar a condição.

3. Não há tratamento específico para ele?

Quando se trata o sarampo, a indicação é que os sintomas sejam controlados com hidratação, alimentação correta e repouso. O medicamento é indicado para o controle da febre ou, em alguns casos, nos quadros bacterianos.

4. Pode ter complicações?

Por ser uma doença que causa muitas alterações nas mucosas, o sarampo também pode ser um facilitador para a contaminação por bactéria. Em geral, pacientes que estejam desnutridos ou vivam em ambientes com pouca higiene podem estar mais suscetíveis à evolução do quadro e devem ter um cuidado mais específico.

Fonte: http://bit.ly/2xJ6A2L