Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Antioxidantes e sua ação no organismo

Entenda por que eles podem te deixar mais jovem

"Existe um processo natural de morte celular, e as fibras colágenas e elásticas, que dão sustentação para a pele, também envelhecem. Os radicais livres estimulam ainda mais essa degradação", afirma a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas o organismo é inteligente e consegue combatê-los com o auxílio de antioxidantes, presentes na alimentação e em produtos cosméticos. É o que conta o dermatologista e nutrólogo Rafael Soares, professor do Instituto BWS: "Os antioxidantes limpam nosso organismo de radicais livres. 'Roubam' o que há de errado neles, tornando-os substâncias incapazes de nos fazer mal".

Em vitaminas e em elementos químicos

Segundo Valéria, a descoberta dos antioxidantes começou com a pesquisa da vitamina C e sua capacidade de bloquear ou pelo menos reduzir a ação dos radicais livres. Aos poucos, descobriu-se que outras vitaminas, como a A e a E, também conseguiam proteger o organismo.

Elementos químicos, como zinco, selênio, cálcio, ômega 3 e resveratrol foram estudados e entraram na lista dos principais antioxidantes a que temos acesso.

Sejam vitaminas, sejam elementos químicos, todos têm a mesma função. "De maneira bem simples, qualquer antioxidante vai se sacrificar para remover do nosso organismo os radicais livres", diz Rafael.

Fonte: http://bit.ly/2lw4uPn