Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Atividade física é uma das maneiras de evitar artrose

A artrose já atinge cerca de 80% da população mundial com mais de 65 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A artrose é o desgaste ou lesão da cartilagem que reveste as articulações. Todos os segmentos do corpo em que há encontro entre dois ossos, e esses ossos apresentam movimento entre si, chamamos de articulação. Para que o movimento ocorra com o mínimo de atrito, levando ao menor desgaste das superfícies que articulam, elas são revestidas por um tecido rico em colágeno com baixo coeficiente de atrito - chamado de cartilagem.

A prevenção sempre é a melhor estratégia, aponta Bruno Rezende, médico ortopedista da Arthros Ortopedia e Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Uma das medidas mais eficazes é o alongamento e fortalecimento muscular, pois o músculo desenvolvido ao redor da articulação absorve boa pare do impacto e peso do corpo, reduzindo a carga que seria transferida à articulação.

Para os não adeptos à musculação, o educador físico Zeno Petruccelli,  indica aulas com movimento. “Atividades coletivas que gerem o estímulo necessário para melhora das atividades diárias, como por exemplo a Yoga, Pilates, Alongamento, Dança, Indoor Cycle. Esses exercícios são mais prazerosos e divertidos”, aconselha.

Fonte: Grupo Objetiva