Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Borra de café para a pele?

Veja se funciona mesmo

Muito tem sido dito sobre os usos da borra de café na pele. No entanto, as indicações descritas na internet usando esse remédio caseiro não tem fundamento científico nenhum. Muitos dos sites são de leigos para leigos.

Entre essas indicações sem fundamento, encontramos seu uso para:

Clarear manchas na pele

Reduzir celulite

Diminuir as rugas

Esfoliar a pele

Reduzir cheiros.

A utilização desse método não tem justificativa cientifica, exceto para a utilização da borra como um material inerte para a esfoliação da pele, que pode ser obtida através de farelo de aveia, açúcar cristal e outros esfoliantes industriais.

Dentro dos arsenais terapêuticos na dermatologia, existem métodos específicos de esfoliação e peelings para ajudar, junto com outras técnicas o processo de recuperação da pele, mas tais esfoliações tem as substâncias ou aparelhos certos, com estudos comprobatórios. São métodos coadjuvantes a outras técnicas para apresentar efetivamente algum resultado.

Mas o café é ingrediente de cosméticos?

Existe uma substância chamada "Coffee Berry" que possui propriedades antioxidantes leves descritas em alguns trabalhos científicos e portanto, é utilizada em alguns produtos dermocosméticos. Ela deriva da fruta do café "in natura" e não no café já torrado e coado, é um composto extraído antes de maturação completa do grão de café, quando ele apresenta maior concentração de polifenóis (substâncias antioxidantes). Baseando-se nisso, alguns leigos acreditam que ele tenha efeitos benéficos para o tratamento facial ou de estrias, mas absolutamente não tem fundamento.

Fonte: http://bit.ly/2AhPprB