Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Cabelos finos e quebradicos

Cuidados evitam  o ressecamento

Desembaraçando

Não importa o tipo de cabelo, desembaraçar os fios é uma operação delicada. Mas, o cabelo fino tende a formar ainda mais nós, apesar de isso depender também do tipo de química usada no cabelo, evidencia a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O ideal é tirar um tempo para fazer isso, começando primeiro pelas pontas e ir subindo gradativamente. Se o cabelo estiver fino devido ao enfraquecimento, ele fica mais propenso a quebra, portanto não se deve puxar o pente ou escova com força. Quem tem cabelos cacheados pode tentar primeiro desembaraçar os fios com as mãos, com cuidado, para preservar os cachos

Tratamentos com química

Qualquer tratamento com química (como escova progressiva, tinturas e descoloração) tornam o cabelo mais poroso, e por isso ele está mais propenso a quebra, explica Maria Fernanda. Por isso mesmo, é melhor tomar cuidado ao fazer esse tipo de tratamento, ainda mais quando o cabelo está danificado. "O cabelo fino recebe a química mais facilmente que qualquer outro tipo, e por isso os danos podem ser profundos em apenas uma aplicação", comenta Inauê. A especialista completa que na hora do diagnóstico capilar, será a densidade do fio que determinará qual a química pode ser utilizada com segurança.

Secando

O secador, com sua temperatura alta, é um fator que sempre colabora para o enfraquecimento dos fios, já que eles perdem gorduras e proteínas com o aquecimento. Por isso mesmo, o ideal é usá-lo mais frio. "Mantenha o secador a uma distância mínima de 10 cm e sempre em movimento. Evite direcionar o calor diretamente para o couro cabeludo, pois além de queimá-lo, isso pode acentuar a oleosidade na raiz dos fios", explica a dermatologista Inaê. Normalmente o ideal é usar o aparelho de cima para baixo, para evitar que os fios fiquem arrepiados, mas quem tem os cabelos também lisos pode usar na direção contrária para dar mais volume. Já as mulheres de cabelos cacheados podem preferir usar o difusor normalmente.

Fonte: http://bit.ly/2mm5BQO