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Correr com responsabilidade!

Erros mais comuns entre os corredores

1. Correr sem orientação

Nenhum outro esporte é tão acessível quanto a corrida. Para começar a correr, você só precisa de uma dose de motivação e um par de tênis. Entretanto, correr sem orientação de um profissional da educação física ou de um médico do esporte figura no topo da lista dos vacilos mais cometidos pelos corredores.

“Assim como em qualquer outra atividade física, um dos erros no treinamento de corrida mais comuns é correr sem um profissional habilitado administrando suas cargas”, afirma Anderson Machado, da A2 Sports, assessoria esportiva de Curitiba.

2. Disputar uma prova longa sem ter experiência

“A partir do momento em que a corrida se tornou uma ‘moda do bem’, as pessoas se inscrevem em provas de longas distâncias sem ter o lastro muscular e cardiovascular necessário”, aponta João Magalhães, dono de uma assessoria esportiva no Leblon, na zona sul carioca.

Sabe aquele amigo que correu uma prova de 5 km no início do ano e já tem inscrição garantida para uma maratona? Ele é o exemplo emblemático do corredor que pula etapas nos treinos e não respeita a evolução gradual no esporte.

3. Subestimar o descanso 

Thiago Max, treinador da Body Soul Sports, de Brasília, viajou certa vez com um amigo para participar de uma meia-maratona no Rio de Janeiro. No dia anterior à prova, retornou para o hotel onde estava hospedado às 15h, fez uma massagem, aplicou gelo em seu corpo e descansou.

O roteiro do amigo de Thiago na véspera da prova foi diferente. Ele saiu em busca dos destinos turísticos da Cidade Maravilhosa e chegou tarde no hotel. “Ele não respeitou o descanso. Um erro jogou seu planejamento fora. Teve fortes cãibras nas panturrilhas e na coxa”, conclui o treinador. “Muitos esquecem que descansar também faz parte do treinamento.”