Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Cuidado com a E. coli!

E. coli: bactéria intestinal é comum, mas, em casos mais raros, pode causar infecções graves

A bactéria Escherichia coli, conhecida como E. coli, não é estranha ao organismo humano. Ela vive em nosso trato digestivo, compondo o que chamamos de flora intestinal. Esse tipo de micro-organismo também pode ser encontrado nos intestinos de animais, como bois, vacas, ovelhas, cães, gatos... No entanto, dependendo da situação do sistema imunológico ou do local em que ela se encontra, pode causas infecções de leves a graves. Algumas chegam a ser fatais.

“A bactéria E. coli é um bacilo, uma bactéria em forma de bastão. Na maioria das vezes, ela convive de forma harmoniosa no corpo, sem causar nenhum tipo de doença ou agressão. No entanto, em algumas circunstâncias, você pode adquirir uma cepa diferente da que você já tem normalmente e isso pode ocasionar alguma situação específica no intestino”, explica Francisco Ivanildo de Oliveira, infectologista do Hospital Infantil Sabará (SP). A bactéria, normalmente pode ser ingerida com água ou alimentos contaminados. Crianças, principalmente as menores, que colocam as mãos não higienizadas ou objetos, como brinquedos, na boca, também podem ficar mais expostas.

Como prevenir as infecções por E. coli

Não há como fugir: cultivar bons hábitos de higiene é a melhor maneira de evitar que a bactéria cause problemas para o seu filho. Lavar bem as mãos depois usar o banheiro, ao chegar da rua, antes de comer ou manusear alimentos; lavar bem os alimentos, sobretudo os que são consumidos crus, como verduras, frutas e legumes; higienizar bem as partes íntimas, principalmente das meninas, depois de usar o banheiro ou nas trocas de fralda são alguns dos cuidados básicos de prevenção.

Fonte: https://glo.bo/2nYwyh8