Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Cuidado com a mastite!

O que é e como tratar

O QUE É MASTITE?

A mastite é um processo inflamatório de um ou mais segmentos da mama caracterizado principalmente pela dor. Dependendo do caso, ela pode ou não se tornar uma infecção bacteriana.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Começa com dor, pode haver vermelhidão na pele e sensação de calor na mama ao tocá-la. Em alguns casos, a mulher pode ter náusea e até uma febrícula, como na gripe.

QUAIS FATORES PODEM DESENCADEAR O PROBLEMA?

Grande parte dos casos de mastite ocorre durante a amamentação, normalmente duas ou três semanas após o parto. Um dos principais fatores que podem desencadear a inflamação é a pega incorreta do bebê. A sucção errada pode fazer com que surjam fissuras no tecido do mamilo que acabam se tornando porta de entrada para as bactérias. Bebês com freio de língua curto e que usam mamadeiras ou chupetas estão mais propensos a ter pega incorreta.

DÁ PARA EVITAR?

Uma das medidas que ajuda a prevenir a mastite é limpar a mama antes e após as mamadas com um pano com água, além de estar sempre com as mãos limpas. 

QUAL É O TRATAMENTO?

Geralmente se é uma mastite que você percebe bem no início, o tratamento consiste em cuidados locais, como compressas frias e ordenhas, que costumam ter bom resultados. Em alguns casos, o médico pode até receitar um analgésico. Agora, se for uma mastite já instalada com secreção e pus é necessário o uso de antibióticos. Porém, só um especialista vai poder fazer essa avaliação para prescrever a medicação, caso seja necessário.

Fonte: http://glo.bo/2dqwTWp