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De olho nas comidas no verão

Confira dicas de alimentação para garantir saúde e bronzeado no verão

Manipulação dos alimentos

“É importante que as pessoas, quando forem à praia, se preocupem em levar o alimento de casa, porque, por exemplo, o suco de fruta preparado fora de casa tem um risco muito grande de contaminação, seja pela manipulação ou pela água com a qual ele é preparado; ou o equipamento com o qual o suco foi feito, que, muitas vezes, não é higienizado adequadamente; também é comum o manipulador desse alimento não higienizar as mãos de maneira adequada”, explica a professora Vanessa Lourenço Costa, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará.

Longe da salmonela

“Geralmente, as pessoas recorrem à praticidade dos sanduíches, o que exige atenção redobrada, pois os sanduíches vendidos na praia, por exemplo, costumam ter maionese, o que não é recomendável, e se for maionese caseira é ainda mais preocupante, pois esta é feita com ovo cru, o que tem um risco alto de contaminação por salmonella”, explica Vanessa. De acordo com a professora, a doença salmonelose é veiculada por alimento e é extremamente perigosa. “Mas se for inevitável comer na praia, que a pessoa escolha alimentos bem quentes, preparados na hora, pois esse tipo de comida sempre tem um risco menor.”

A nutricionista alerta que para evitar a contaminação é importante observar o manipulador do alimento. “Se ele é a mesma pessoa que recebe o dinheiro na hora da compra, isso já é motivo o bastante para ficar alerta; se ele não está de toca, avental ou uma roupa limpa; se ele não higieniza as mãos com frequência, tudo isso tem que ser observado, na hora da compra”, diz ela. “Os ambulantes que circulam nas praias não tem nenhum tipo de registro ou vigilância, por isso o risco de contaminação é grande”, explica Vanessa.

Alimentação ajuda no bronzeado

“A cenoura, a manga ou abóbora são excelentes, pois são alimentos ricos em betacaroteno, o que garante um bronzeado bonito e duradouro”, destaca a professora. “O betacaroteno serve de matéria prima para a síntese da vitamina A, que, por sua vez, auxilia na produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele”, explica.

No caso da vitamina C, ela é um ótimo antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres e protege a pele. “Essa substância pode ser encontrada nas frutas ácidas, como laranja, tangerina e maracujá. Associando fontes de betacaroteno e vitamina C é possível ter um bronzeado muito bom e duradouro”, finaliza.

Fonte: https://glo.bo/2hvJDed