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Erros mais comuns entre os corredores

Fatores que minam o seu desempenho e, em alguns casos, podem até te afastar da modalidade

1. Correr sem orientação

Nenhum outro esporte é tão acessível quanto a corrida. Para começar a correr, você só precisa de uma dose de motivação e um par de tênis. Entretanto, correr sem orientação de um profissional da educação física ou de um médico do esporte figura no topo da lista dos vacilos mais cometidos pelos corredores.

2. Disputar uma prova longa sem ter experiência

“A partir do momento em que a corrida se tornou uma ‘moda do bem’, as pessoas se inscrevem em provas de longas distâncias sem ter o lastro muscular e cardiovascular necessário”, aponta João Magalhães, dono de uma assessoria esportiva no Leblon, na zona sul carioca.

Sabe aquele amigo que correu uma prova de 5 km no início do ano e já tem inscrição garantida para uma maratona? Ele é o exemplo emblemático do corredor que pula etapas nos treinos e não respeita a evolução gradual no esporte.

Antes de sair procurando novas distâncias, busque consistência nos trajetos que você faz e tente completar as provas sem tanto sofrimento.

3. Não dosar a velocidade

Segundo Filipe Aragão, da Time Assessoria Esportiva, de Brasília, corredores que não estão vinculados a nenhuma assessoria esportiva costumam correr as mesmas distâncias no mesmo ritmo – uma combinação de fatores que interrompe a evolução. Se você espera progredir na corrida, é preciso mesclar treinos longos com tiros, por exemplo.

E esse não é o único dos erros no treinamento de corrida quando o assunto é a velocidade. “Também há quem se empolgue na largada de uma prova e inicie mais forte do que deveria, talvez tentando entrar no ritmo de algum amigo”, lembra Filipe.

Fonte: http://bit.ly/2wq5mKS