Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Lesões comuns nos joelhos de quem corre

Lesões comuns nos joelhos de quem corre

As principais lesões nos joelhos dos corredores são: a síndrome da dor fêmoropatelar, Síndrome do trato iliotibial e lesões meniscais, segundo estudo de 2014 publicado no periódico Sports medicine. A mais comum e impeditiva da prática de corrida para iniciantes é a dor fêmoropatelar, conhecida também como dor anterior no joelho, e que é comumente associada aos achados de imagem referentes à condromalácia patelar. Sabemos que os sintomas desta lesão são provenientes de alterações biomecânicas do membro inferior, principalmente na região de quadril. Estas alterações acontecem em maioria das vezes devido ao desequilíbrio muscular da musculatura do quadril e tronco, levando uma maior sobrecarga na região do joelho em alguns movimentos do dia a dia, como subir e descer escadas, e também na corrida.

Os motivos que podem levar um corredor a se lesionar também podem variar. Dentre as principais causas estão stress repetitivo, aumento do volume de treino, calçado, terreno do treino e alterações biomecânicas, sendo que esta última pode resultar em pobre absorção de choque (uso excessivo de quadríceps), pobre ?estabilidade? do quadril, pobre estabilidade de pelve e tronco, pobre estabilidade do pé.

Ao aparecimento dos sintomas, deve-se buscar o tratamento adequado para que desta forma evite uma piora na condição e também já elimine os que estão presentes e previna de problemas futuros. Vale salientar que o próprio gesto esportivo quando feito devidamente também conta para a prevenção e tratamento das lesões nas articulações.

Fonte: http://bit.ly/2jh5ciB