Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

O que beber no carnaval?

Líquidos

Invista nos sucos naturais

- O álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios da bebida, intercale com refrigerante ou sucos na proporção de dois copos para um. “As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos”, explica a Coordenadora de Promoção à Saúde do HCor, Cyntia Carla da Silva. “Destilados precisam de mais líquidos do que o normal”, alerta Rinaldi.

- Beba de 2 a 3 litros de água por dia. “A própria bebida acaba desidratando o organismo, pois pode agir como diurética”, alerta Daniel Rinaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

- Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida. “Se a pessoa estiver muito desidratada, essa é uma boa indicação”, afirma Daniel Rinaldi. Mas não podem ser indicados a qualquer pessoa: pacientes com insuficiência renal devem evitar essas bebidas.

- Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas. Entretanto, nenhum líquido deve substituir refeições, principalmente se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir. Nessa situação, “o ideal é consumir alimentos cuja liberação de energia seja mais lenta, isto é, que contenha carboidratos de liberação energética mais lenta e contínua”, explica a nutricionista Marcia Gowdak, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

- Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

- Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.

- Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

Se você sabe que irá beber...

- inclua o gengibre na alimentação e bebidas. "Sucos que contenham gengibre também são ótimas opções, pois ele combate a náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo", indica a nutricionista Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR. 

- "Comer um ovo depois do excesso de consumo de álcool pode também combater os sintomas da ressaca.

Fonte: http://bit.ly/2k9lFaW