Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Pesquisa associa o vírus Zika com cegueira em bebês

Aproximadamente 30% das crianças infectadas pelo Zika apresentam algum tipo de problema na visão

Um estudo cientifico, realizado por pesquisadores brasileiros e americanos, identificou dois casos de cegueira em bebês da Grande São Paulo relacionados ao vírus da Zika.

O caso intrigou os pesquisadores devido ao fato das duas mães não terem apresentado na gravidez nenhum dos sintomas relacionados à Zika, como vermelhidão na pele e nos olhos, dores articulares e febre. Além disso, foram descartadas outras infecções que poderiam ter gerado a microcefalia e más-formações oculares nos bebês.

Em julho de 2016, os pesquisadores já haviam identificado e associado casos de problemas oculares em bebês com o Zika. Inicialmente, as lesões foram identificadas apenas na retina e nervo ótico, mas os pesquisadores descobriram que ela pode causar tipos de lesões que podem levar a cegueira: subdesenvolvimento do nervo óptico, degeneração da retina, excesso de pigmentação na região da mácula e outros.

De acordo com o estudo, 30% das crianças que nascem infectadas pelo vírus da Zika apresentam algum tipo de problema na visão. A descoberta está relacionada a Síndrome Congênita da Zika, mostrando que o vírus tem um espectro maior e como várias outras doenças infecciosas, pode ter crianças que nascem sem microcefalia e apresentam lesão grave.