Notice (8): Undefined variable: rich [APP/View/Layouts/site.ctp, line 78]

Quem toma pílula para de ovular?

Para conhecer melhor o processo que se dá no corpo de quem usa o medicamento, as ginecologistas Mariane Nunes, além de Flávia Fairbanks, do Hospital das Clínicas, Márcia Araújo, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e Heloísa Brudniewski, responderam as questões:

Quem toma pílula para de ovular?

VERDADE. Enquanto a mulher toma o anticoncepcional os ovários são bloqueados e ficam "adormecidos" para a função da ovulação. "Eles deixam de eclodir óvulos, mas seguem ativos para outras funções, como a produção de hormônios que não estão na composição da pílula", diz Márcia

Tomar pílula inibe a produção hormonal?

MITO. A pílula bloqueia os ovários e fornece hormônios sintéticos. Nesse período, eles deixam de produzir estrógeno e progesterona, ou até produzem, mas em quantidades indetectáveis, segundo Mariane. "Porém, existem outros órgãos que seguem fabricando os hormônios como, por exemplo, o tecido adiposo e as glândulas suprarrenais, que produzem estrogênio", afirma Flávia.

Tomar pílula a longo prazo é prejudicial?

MITO. O efeito da pílula é reversível e não afeta a fertilidade. "Os ovários ficam suavemente bloqueados, por isso, esquecer de tomar a pílula, mesmo que por um dia, pode desencadear seu funcionamento", afirma Flávia. A volta da resposta dos ovários depende do organismo, podendo ser imediata ou levar até três meses, de acordo com Heloísa.

Fonte: http://bit.ly/2exZMkp