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Veganismo na gravidez, pode sim!

Veganismo na gravidez: cuidados e melhores alimentos para essa fase

essas dietas, se forem adequadamente planejadas por um profissional devidamente habilitado para tal, podem ser saudáveis e nutricionalmente adequadas para todos os ciclos da vida, incluindo gestação, lactação, infância, adolescência, vida adulta, idosos e inclusive para atletas.

Benefícios do veganismo na gravidez

Uma das vantagens da dieta vegana na gravidez é que a digestão dos alimentos pode ser melhor e mais rápida, amenizando as queixas de queimação e azia, prevenção da hipertensão e do ganho exagerado de peso, por causa da riqueza de fibras, vitaminas e minerais. Pode ainda haver a melhora do funcionamento intestinal, se acompanhado de boa hidratação, por conta da união da fibra e da água.

Cuidados para grávidas veganas

No caso das grávidas veganas, podem ocorrer carências nutricionais e proteicas, podendo comprometer tanto o desenvolvimento adequado do bebê, como trazer alguns problemas futuros para a gestante, como maior risco de osteoporose, por exemplo.

A grávida vegana necessita de um planejamento adequado de sua dieta. Como ela não consome fontes lácteas, por exemplo, é necessário ficar atenta a outras fontes vegetais em quantidade adequada para fornecimento de cálcio. Também pode ser necessária a suplementação de B12 e vitamina D, além de monitorar o volume proteico diário. Outros nutrientes que merecem atenção são o ferro e zinco.

Para uma grávida vegana, as proteínas de origem vegetais precisam ser consumidas de forma correta para um melhor aproveitamento. Vale reforçar as leguminosas, como feijões, incluindo o azuki, o preto e a lentilha, ervilha, grão-de-bico. E a famosa combinação de arroz preferencialmente integral com o feijão. Isso porque esses dois alimentos se complementam, tornando a mistura uma fonte proteica de alto valor biológico, se equiparando às proteínas encontradas em carnes.

Fonte: http://bit.ly/2IZY2eJ