A jornalista Kennya Gralha, que atua como Coach de mães e parental, Educadora Parental, Sexual, Emocional e Prevenção ao Abuso Sexual Infantil, palestrou neste final de semana no maior evento de maternidade da Paraíba, o Expo Mamy Baby, realizado em João Pessoa no último final de semana.
O tema principal abordado pela Educadora Sexual e Emocional foi abuso sexual infantil. Com o tema “Pais atentos, criança protegida”, Kennya falou sobre a importância de fortalecer a rede de proteção das crianças, conscientizando os pais sobre a necessidade da prevenção e de ensiná-las sobre formas de se defender de possíveis assédios.
“A base da sexualidade é construída na infância e nós, como pais, somos responsáveis pela saúde física e emocional dos nossos filhos. E para isso, é necessário ensinarmos sobre educação sexual e emocional desde pequeno e dentro de casa”, afirmou.
No Brasil, uma criança é vítima de abuso sexual a cada quatro segundos. E, um dos maiores mitos é que abusadores são monstros.
A realidade é que 85% a 90% dos agressores sexuais são pessoas conhecidas e de confiança da criança.
Desse percentual, 70% dos casos ocorrem dentro de casa por pai, mãe, avós, irmãos, avôs, tios, tias, primos…
“Crianças nos falam que estão sendo abusadas, mas usam as palavras como último recurso. Precisamos estar ter consciência e estar atentos a todos os sinais”, finalizou Kennya.