Dia Mundial da Asma: SBPT reforça recomendações sobre a doença durante a pandemia de COVID-19


O Dia Mundial da Asma, lembrado na primeira terça-feira de maio, é uma data de conscientização sobre o controle da asma, prevenção das crises e mortes mortes pela doença, globalmente.

A campanha, proposta pela Iniciativa Global Pela Asma (GINA), é muito importante, tendo em vista que, no Brasil,  a prevalência de asma é de 20% entre os adolescentes, por exemplo, e apenas 12,3% dos asmáticos estão com a doença bem controlada.

Diante da pandemia da COVID-19 e explosão de casos no Brasil, a SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem ficar em isolamento social sempre que possível, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

No posicionamento oficial sobre o manejo da asma, a SBPT informa que o tratamento deve ser mantido durante a pandemia e recomenda a vacinação do paciente contra a gripe e o pneumococo. Sobre os nebulizadores convencionais, a SBPT não recomenda o uso, por causa de micropartículas que podem carrear o vírus para o pulmão e o ambiente.

Clique aqui para ler a nota completa:

A asma é doença inflamatória crônica das vias aéreas que causa falta de ar (dispneia), chiado na respiração (sibilos), sensação de aperto no peito e tosse.

Os sintomas da doença geralmente são desencadeados por alérgenos, como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e uma série de fatores.

Na maior parte dos casos, a doença tem controle por meio de um plano de ação definido junto ao médico e uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *