Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica – Casa Durval Paiva
O adolescente com câncer na impossibilidade de frequentar a escola, durante o período do tratamento de saúde, necessita de formas alternativas de organização e oferta de ensino de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde, tal como definidos na Lei e demandados pelo direito à vida em sociedade. Atenção essa, que também diz respeito a inclusão do paciente aos serviços ofertados, e contribui para a humanização da assistência hospitalar/domiciliar.
A Política de Acessibilidade e Inclusão regulamentada pelas Diretrizes da Educação Especial, orienta como direcionar o ensino ao paciente hospitalizado, somado às parcerias firmadas entre o poder público, a iniciativa privada e as Organizações não governamentais, como é o caso da Casa Durval Paiva, em Natal Rio Grande do Norte. Pois ela visa atender todos os direitos elencados no que diz respeito, não só ao tratamento, mas também à educação da criança e do adolescente com câncer.
Para o adolescente, estudante do ensino médio, o Serviço Educacional ofertado pela Casa Durval Paiva, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação promove a continuidade da escolarização do paciente, fazendo com que ele não perca o ano letivo, evitando com isso a evasão escolar durante o tratamento, e mostrando que é possível alcançar a conclusão do Ensino Médico mesmo em meio a tantas incertezas presentes, ao ser diagnosticado com câncer.
A exemplo, podemos citar o estudante Levy Lucas Nobre, 20 anos, paciente assistido pela Instituição desde 2019. Levy, foi acometido por um rabdomiossarcoma, e durante o Ensino Médio precisou se afastar da escola para priorizar o tratamento, entretanto, não perdeu seu direito de continuar estudando, e participou do acompanhamento pedagógico direcionado pelos professores da classe hospitalar da Casa Durval Paiva. Com isso, em 2022, recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio e participa da Aula da Saudade na sua escola, localizada em Ceará Mirim, interior do Estado. Dessa forma, constata-se a relevância da parceria estabelecida entre a Casa Durval Paiva e a Escola Estadual Ubaldo Bezerra, vislumbrando com isso, a possibilidade de reinserção social e resgate da cidadania do estudante em situação de adoecimento.
Diante do exposto, percebe-se que para atuar com as limitações e restrições que o aluno/paciente com câncer apresenta, se faz necessário considerar a diversidade social ao qual esse adolescente está inserido e suas origens. Para obter êxito no processo educacional requer uma metodologia que abarque ações e adaptações para que se alcance os objetivos esperados, utilizando de diferentes recursos metodológicos e adaptações curriculares em função de incluir e reinserir o aluno na sociedade com segurança, mostrando as possibilidades que estão ao seu alcance.