Método está sendo desenvolvido em cooperação técnica com, Ministério da Saúde e OPAS
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), avança no aprimoramento do Programa Estadual de Imunização. O projeto-piloto de implantação do método de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) está em funcionamento, buscando melhorar as coberturas vacinais no estado.
Em parceria com os municípios, a Sesap está aplicando as novas estratégias para aplicação dos imunizantes em diversos setores da sociedade, como empresas e escolas. A ação integra as ações também do Movimento Vacina + Potiguar, lançado pela Sesap em maio deste ano. Neste primeiro momento o trabalho está sendo focado na imunização contra a febre amarela, mas será expandido para a multivacinação.
O trabalho foi iniciado em abril através de uma cooperação técnica firmada entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Sesap, tendo o Rio Grande do Norte como escolhido para iniciar o projeto.
“As Atividades de Vacinação de Alta Qualidade são elaboradas nas Unidades Básicas de Saúde, de forma organizada e sistemática no âmbito da imunização com ampla participação de parceiros, líderes e comunidades a fim de promover o resgate ou a manutenção das coberturas vacinais adequadas a nível de programas de rotina, campanhas de seguimento, multivacinação, varredura, intensificação e bloqueios”, explica a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.
Capacitação
No período de 25 a 28 de abril representantes de vários municípios receberam capacitação para uso das ferramentas das AVAQ. A formação de profissionais em microplanejamento de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas faz parte do esforço conjunto de um novo momento da saúde pública no Brasil.
Os municípios avaliaram cenários, discutiram estratégias e modelos para atender cada realidade, casos de doenças e tipos de vacinação disponíveis. A formação foi organizada em duas turmas e contemplou municípios da I e VII Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s).
A expectativa é que o microplanejamento seja ampliado aos demais municípios do estado, com previsão de financiamento através de pactuação e transferência de recursos financeiros fundo a fundo para estados e municípios. O projeto é considerado um momento de resgate da imunização no Brasil, de retomada dos níveis de cobertura vacinal que notabilizaram o país no mundo inteiro como referência em política de imunização.