Mapa nutricional: entenda teste capaz de apontar necessidades alimentares


Teste necessita apenas de amostra de saliva para, além de identificar necessidades alimentares, identificar possíveis problemas de saúde

Pesquisadores de São Paulo criaram uma espécie de check up usando inteligência artificial para verificar alguns parâmetros de saúde relacionados à alimentação. Chamado de teste nutrimetabolômico, o exame também é capaz de identificar a possibilidade do desenvolvimento de problemas cardiovasculares, diabetes e cânceres.

“O teste investiga como o corpo metaboliza carboidrato, proteína e gordura. Dessa forma, conseguimos identificar falhas nutricionais, necessidades de suplementação de vitaminas, de minerais ou de aminoácidos”, aponta a nutricionista geneticista Carla Midori, de Recife.

O mapeamento nutricional foi desenvolvido pela empresa IonNutri. Investidor da empresa e presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, explica que o teste se destaca pela capacidade de antecipar problemas de saúde.

“A análise vai avaliar o que você está eliminando de metabólitos no corpo, como proteínas e carboidratos. O exame mostra quais vias metabólicas estão em desequilíbrio e suas respectivas consequências nutricionais”, destaca Gouvêa.

Antes do desenvolvimento desse teste, era necessário realizar uma série de exames para avaliar o metabolismo do paciente. Coletas de sangue, fezes e urinas investigavam deficiências específicas, sem uma interpretação integral sobre o que estava ocorrendo.

Como é feito

O paciente pode realizar o teste em casa, captando a saliva com um cotonete largo. Após coletar a amostra, ele armazena o material em um tubo fornecido pela empresa e deve colocá-lo imediatamente no freezer. Uma vez congelado, o exame será recolhido pelo laboratório que o forneceu. O resultado demora 20 dias para ficar pronto.

O teste custa 999,90 reais e está disponível em algumas clínicas particulares.

METROPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *