Check up de memória: veja quando fazer e quais exames são necessários


Neurologista recomenda que pessoas façam check ups específicos para memória a partir dos 60 anos

O ex-repórter da rede Globo Maurício Kubrusly foi homenageado durante o programa Fantástico de domingo (20/8). Durante a transmissão, foi revelado que o jornalista, de 77 anos, está enfrentando a demência frontotemporal (DFT), uma doença neurodegenerativa que afeta o comportamento e a capacidade de comunicação.

Atualmente, não existem tratamentos capazes de curar demências, mas há medicamentos que atenuam a progressão ou controlam os sintomas. Segundo o neurologista Iron Dangoni Filho, do Instituto de Neurologia de Goiânia, o diagnóstico correto permite conquistar mais qualidade de vida para o paciente, uma vez que uma estratégia de manejo individualizada é elaborada.

O médico recomenda check ups de memória a partir dos 60 anos para que as pessoas acompanhem como está a saúde do cérebro. Caso sintomas de esquecimento ou dificuldades de linguagem e de movimento apareçam antes dos 60, é importante realizar os exames para encontrar a causa, que nem sempre estão relacionadas às demências.

“O check up ajuda no diagnóstico de um possível comprometimento. Nem sempre o lapso de memória é sinal de uma doença neurodegenerativa, há casos que podem ser provocados apenas por hábitos ruins”, explica Dangoni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *