Dermatologista explica que, com as temperaturas altas, o calor e a umidade podem fazer com que a pele produza óleo em excesso
O calor pode ser um grande problema para quem tem pele oleosa. Isso porque o aumento das temperaturas estimula a produção e liberação de gordura pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele e o aparecimento de acne.
Por isso, é importante adotar cuidados com a pele oleosa no verão para evitar esses problemas e manter a derme saudável. Abaixo, a médica dermatologista Mayla Carbone, separou 5 dicas para cuidar da pele oleosa durante o calor.
1. Troque seu hidratante
Com umidade mais alta, pode parecer que a pele não precisa de nenhum hidratante, mas além do calor, a umidade e o suor também podem causar ressecamento e irritação da pele oleosa.
Dessa forma, procure ingredientes como ácido hialurônico, que não obstrui os poros, porém sempre lembrando de considerar as necessidades da sua pele e avaliar qual opção é melhor para você.
2. Use ácidos salicílico ou glicólico
O ácido salicílico e o ácido glicólico esfoliam a pele, o que pode ajudar a manter os poros limpos devido ao aumento da oleosidade. Por isso, Mayla recomenda adicionar qualquer um deles à rotina, conforme instruções de seu dermatologista.
Esses ingredientes ativos podem ser encontrados em produtos como produtos de limpeza, tônicos ou soros. O salicílico pode ser usado de manhã ou à noite, mas se você for usar ácido glicólico, opte por usá-lo à noite.
“Se você ressecar muito a pele, pode acabar ocasionando a oleosidade rebote. Então é recomendado começar usando duas vezes por semana e aumentar a partir daí, se funcionar com sua pele”, explica Mayla, que alerta para o uso do protetor solar depois de utilizar os produtos.
3. Aposte em um retinóide ou retinol
Retinóides e retinóis são derivados da vitamina A e estão disponíveis em produtos vendidos sem receita e com receita médica. De acordo com a médica, os retinóides são versões mais fortes dos retinóis, que podem diminuir a oleosidade da pele.
Ela acrescenta que algumas pessoas hesitam em usar retinóides ou retinóis no verão porque podem tornar a pele mais sensível ao sol. No entanto, é possível usá-los com segurança. Basta aplicá-lo à noite e optar por um protetor solar facial FPS de amplo espectro, além de chapéus e bonés.
4. Troque seu protetor solar
No calor, a pele oleosa pode se beneficiar com a mudança para um protetor solar mais leve. “Encontrar o protetor certo pode exigir algumas tentativas e erros, mas você pode começar com um protetor solar esportivo à base de gel, que tende a ser bem absorvido, ou um que seja rotulado como leve ou oil-free”, esclarece Mayla.
5. Procure produtos matificantes
Os primers são produtos aplicados após a rotina de cuidados com a pele e antes da maquiagem, pois oferecem um acabamento bonito e uniforme à pele. Muitos deles são “matificantes” e fáceis de encontrar.
“Esses produtos absorvem a oleosidade da superfície da pele com ingredientes como a sílica”, conta a especialista. Alguns também contêm ácido salicílico para controlar ainda mais a oleosidade. “Aplique-os em todo o rosto, se desejar, ou concentre-se na zona T para controlar a oleosidade conforme necessário”, finaliza.
TERRA