Ministério da Saúde repassa orientações sobre quadros de insolação, desidratação e exaustão térmica que podem ocorrer durante onda de calor
O Brasil entrou em uma nova onda de calor na quinta-feira (14/12) e a previsão é de temperaturas acima dos 40ºC em mais da metade dos estados.
Tendo em vista o momento de temperaturas altas, o Ministério da Saúde (MS) elaborou uma nota técnica com orientações para a população, empresas, serviços médicos e gestores públicos.
A pasta alerta que condições como insolação, desidratação, queimaduras e exaustão térmica podem ser mais frequentes até domingo (17/12), quando o cenário extremo deve arrefecer.
O ministério também divulgou que os cuidados com o calorão devem ser redobrados com crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis às variações de temperatura.
Pessoas que vivem em situação de rua, populações privadas de liberdade e pessoas que vivem em ilhas urbanas de calor, principalmente em cidades populosas e em condições precárias de habitação e saneamento, também foram apontados como especialmente vulneráveis.
Sintomas
Confira os sintomas de problemas de saúde que podem ocorrer devido às altas temperaturas:
- Insolação: pele quente, seca e vermelha, pulsação rápida e forte, náusea, cãibras e perda de consciência, podendo levar ao coma e à morte. Outros sintomas são edema nos membros inferiores, erupção cutânea no pescoço, dor de cabeça, irritabilidade, letargia e fraqueza;
- Desidratação: mal-estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade, dificuldade de atenção, fome ou sede, dor de cabeça, tontura ao levantar-se ou para se deitar, sentar ou levantar e alteração na coloração da urina;
- Queimaduras: pele vermelha, inchada ou dolorida, devido à própria exposição ao sol ou contato com superfícies ou objetos que foram expostos ao sol por um determinado período de tempo, como objetos de metais;
- Exaustão térmica: transpiração, fraqueza, tonturas, desmaios, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias.
Prevenção
O Ministério chegou a fazer uma página especial com orientações para a prevenção dos problemas e o alívio de sintomas.
Algumas das orientações são bloquear a incidência direta do sol, por meio do uso de toldos, persianas e cortinas; aumentar o fluxo de ar, controlando também a temperatura, com uso umidificadores, ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado; e redobrar o cuidado com a ingestão de água e diminuir os esforços físicos ao ar livre.
METROPOLES