Nutricionistas destacam benefícios da lentilha, sempre presente nas ceias de fim de ano. Alimento é rico em fibras e ajuda a emagrecer
Segundo reza a tradição, comer lentilhas na virada atrai prosperidade financeira. Por conta de seus muitos benefícios, a leguminosa é uma aliada da saúde e deve entrar no cardápio em qualquer momento do ano.
A lentilha é rica em vitaminas e minerais. O alimento também possui uma boa quantidade de fibras, característica que ajuda a promover a sensação de saciedade e reduz a absorção de gorduras no intestino.
A nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, acrescem que as fibras da lentilha ajudam no controle do peso, uma vez que melhoram a saúde intestinal e ajudam a controlar a fome. “Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis têm impacto no funcionamento geral do organismo”, afirma Carla.
O nutricionista esportivo Diogo Cirico destaca que a lentilha é um alimento com bom aporte proteico e baixas calorias. “Isso permite que ela seja consumida diariamente, até mais que uma vez, se for conveniente. Cem gramas de lentilhas cozidas possuem apenas 110 calorias, 9 gramas de proteínas, 8 gramas de fibras e 20 gramas de carboidrato”, explica.
Saiba quais são os benefícios do consumo regular de lentilhas:
- Prevenir a osteoporose, por conter cálcio;
- Prevenir anemia, por ser rica em ferro;
- Fortalecer os músculos e dar mais energia, por ser rica em proteínas e carboidratos;
- Manter a saúde do sistema nervoso, por conter vitamina B;
- Reduzir o colesterol, por conter fibras;
- Aliviar os sintomas da menopausa, por ajudar na regulação hormonal.
METRÓPOLES