Café: o que a ciência diz sobre o efeito da bebida de manhã, antes de ir trabalhar?


De acordo com pesquisa, a experiência com a bebida prepara o cérebro para começar seu dia

Não há nada para os brasileiros como iniciar seu o dia com uma xícara de café. Um dos principais motivos associados a alto consumo da bebida é a crença em sua capacidade de promover um estado mais alerta do corpo. Desta forma, pesquisadores portugueses analisaram grupos de pessoas que bebem café para compreender os mecanismos por trás deste “efeito vigília”.

“Há uma expectativa comum de que o café aumenta o estado de alerta e o funcionamento psicomotor. Ao entender melhor os mecanismos subjacentes a um fenômeno biológico, você abre caminhos para explorar os fatores que podem modulá-lo e até os benefícios potenciais desse mecanismo”, escreveu o professor Nuno Sousa, da Universidade do Minho, em Portugal, autor correspondente do estudo publicado na revista científica Frontiers in Behavioral Neuroscience.

Para a pesquisa, foram recrutadas pessoas que bebiam no mínimo uma xícara de café por dia. Elas pararam de comer ou beber bebidas com cafeína por pelo menos três horas antes do estudo. Em seguida, os participantes foram entrevistados pelos cientistas para terem seus dados socio-demográficos coletados e fizeram duas ressonâncias magnéticas funcionais: uma antes e outra 30 minutos depois de tomar cafeína ou beber uma xícara de café padronizada.

JORNAL O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *