De acordo com Organização Mundial da Saúde, 8 em cada 10 pessoas no mundo sofrem com a doença
Segundo os dados do Ministério da Previdência Social, em 2023, mais de 50 mil brasileiros foram afastados do trabalho por causa da doença. Ainda de acordo com a pesquisa, dor lombar e hérnia de disco são as causas relacionadas à saúde que mais afastam pessoas de seus postos de trabalho.
A hérnia de disco é um problema relacionado aos discos da coluna vertebral, que gera sintomas de dores fortes nas costas que se irradiam para os membros inferiores ou superiores. O caso mais comum da doença está relacionado às dores na região lombar. Normalmente, pessoas a partir de 40 anos começam a desenvolver os sintomas, mas pode acontecer em outras faixas etárias.
De acordo com o neurocirurgião do Hospital Promater, Marcio Ramalho, em casos de necessidade de uma intervenção cirúrgica, é possível realizá-la de maneira mais segura por meio da videoendoscopia.
“É importante ressaltar que a hérnia de disco pode aparecer em qualquer segmento da coluna, promovendo sintomas relacionados a outras áreas da coluna vertebral. Cada caso é único e o melhor tratamento cirúrgico será sempre o que melhor alivie os sintomas dolorosos com a menor taxa de agressão dos tecidos”, ressalta o especialista.
Pessoas que desenvolvem trabalhos braçais, sedentários, tabagistas e pessoas com histórico familiar de hérnia de disco são mais propensas a desenvolverem a doença. Em alguns casos, é necessária a realização de procedimentos cirúrgicos para o tratamento. Felizmente, a maior parte das pessoas que são acometidas pela doença podem voltar a realizar suas atividades cotidianas. Repouso, fisioterapia e medicações específicas para a dor são alguns dos tratamentos para a doença.
Desta forma, é importante que após perceber possíveis sintomas de hérnia de disco, o paciente procure o médico e trate da doença o mais breve possível para diminuir consequências da doença.