Além de ajudar na execução dos exercícios, a presença dos amigos faz com que as pessoas tenham mais prazer na academia
O Brasil comemora neste sábado (20), o Dia do Amigo, uma data que celebra a importância das amizades em nossas vidas. Para muitos, a amizade é uma fonte inesgotável de apoio e motivação, especialmente quando se trata de manter um estilo de vida saudável, como é o caso da estudante de psicologia, Maria Helenna de Carvalho, 21 anos. Entre as aulas da faculdade e os treinos, ela conta que sua rotina fitness é enriquecida pela presença de seus amigos na academia.
Para Maria, a presença de amigos durante os treinos se traduz em um ambiente mais encorajador e divertido, o que, consequentemente, aumenta a disposição e a motivação para alcançar objetivos fitness. “Quando meus amigos mudaram para a Bodytech Tirol, onde eu já era aluna, senti muita alegria, pois iria poder fazer os exercícios com eles. Treinar com amigos tem um incentivo muito maior, além de aproveitarmos mais o tempo para ficarmos juntos”, afirma.
“Eu sempre chamo um amigo para treinar em dupla, porque acredito que rendemos muito melhor assim. Conseguimos nos incentivar mutuamente, seja para aumentar a carga ou melhorar a execução. Além disso, conseguimos manter a conversa em dia, o que torna o treino muito mais agradável,” revela Maria Helenna.
Assim como para Maria Helenna, João Pedro Cunha, 22, estudante de nutrição, afirma que ter amigos durante os exercícios é uma motivação extra. “Treinar com amigos, com pessoas de quem você gosta, e conversar sobre assuntos fora do universo da musculação, por exemplo, só faz bem e incentiva a gente não desistir da academia,” pontua João Pedro.
Estudos mostram que pessoas que praticam atividades físicas em grupo têm maiores chances de manter uma rotina consistente de exercícios. Pensando nos benefícios das atividades físicas praticadas entre amigos, muitas academias em Natal, como a Bodytech Tirol, incentivam seus clientes a levarem convidados. Na Bodytech Tirol, todos os clientes podem convidar amigos para experimentar a academia por 1 até 30 dias. O convite, feito através do aplicativo da rede, permite que o convidado treine por um mês pagando apenas uma taxa de ativação.
Segundo Juliana Reis, professora de dança da Bodytech Tirol, o treino compartilhado não só ajuda na execução correta dos movimentos e na evolução da carga, como também é motivador, promovendo uma saudável competitividade entre os amigos.
“É ótimo porque um ajuda o outro durante o treino, desafiando-se mais. Além disso, as conversas durante os intervalos das séries tornam o tempo na academia mais prazeroso”, destaca.