Dia mundial de prevenção ao afogamento: brasileiro de 9 anos lança programa voltado para comunidade escolar


O afogamento é a principal causa de morte de crianças de 1 a 4 anos no Brasil

No dia 25 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi escolhida para conscientizar pais, famílias e comunidades sobre os impactos negativos que a falta de conhecimento sobre sobrevivência na água causa em todo o planeta.

Para celebrar a data, Davi Assef, de 9 anos, está lançando o 10º curso gratuito de prevenção ao afogamento infantil, disponível gratuitamente na plataforma TUBA GO. Os cursos, disponíveis na web, ensinam conceitos de segurança aquática a adultos e crianças e contam com a participação de autoridades no assunto, como a professora Sandra Rossi Madormo, única brasileira a vencer a principal premiação da natação infantil no mundo e o professor Gabriel Fragomeni, campeão de Life Saving.

O menino, natural de Ribeirão Preto e aluno do Colégio Marista, também está lançando um programa de prevenção ao afogamento, focado no ambiente escolar, com jogos educativos para pais e filhos. “Os países que estão conseguindo bons resultados no combate ao afogamento levaram esse tema para dentro da sala de aula. Queremos que o Brasil também siga nesse caminho. Educação Aquática vem antes da piscina ou de qualquer ambiente com água e não tem lugar melhor que a escola para aprender sobre isso. Estamos criando jogos educativos e atividades lúdicas, que envolvem professores, alunos e familiares. Acredito que assim vamos conseguir reduzir ao máximo o problema do afogamento no nosso país”, conta Davi.

Inovação e cuidado com as crianças

Apenas com 9 anos, Davi acumula uma trajetória permeada de casos de sucesso. Pensando em alcançar o máximo de pessoas possíveis no Brasil, acaba de vencer a 2ª edição do Sabará Pediatric Innovation Day, em São Paulo, um evento de inovação do maior complexo pediátrico da América Latina, que contou com diversas startups focadas na saúde infantil. O menino também participa do Congresso Nacional de Saúde Escolar (CONASE), compartilhando as iniciativas na área da prevenção do afogamento para a comunidade médica e escolar.

TUBAGO

Com ajuda do pai, Henry Assef, Davi criou o TUBAGO, uma plataforma gratuita de Educação Aquática com diversão para pais e filhos no mundo. A plataforma conta atualmente com cursos gratuitos de prevenção ao afogamento infantil, oficinas de criação de brinquedos aquáticos com recicláveis, primeiros socorros, e uma inovação: cursos de música para gostar de água. “Outra coisa bem legal do TUBAGO é que as pessoas podem buscar professores e escolas de natação infantil pelo CEP de suas localidades”, diz o nadador do Colégio Marista Champagnat. A plataforma já conta com mais de 1.000 professores e escolas de natação cadastradas em todos os estados brasileiros.

Como tudo começou

Aluno do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão, Davi começou a nadar desde muito cedo: aos 7 meses para superar um trauma de água. Com 1 ano de idade já estava completamente adaptado e nunca mais parou de nadar. “Ele sempre gostou muito da água, de nadar e percebendo o medo de alguns coleguinhas, pensou em uma forma de evitar acidentes. Ele tem o sonho de acabar com o afogamento infantil ”, diz a professora de natação do Colégio Marista Champagnat, Lúcia Ferreira.

Certo dia, enquanto assistia um desenho infantil na TV, Davi viu a propaganda de um concurso de ideias de crianças por um futuro melhor, que prometia levar as melhores ideias uma edição especial do Shark Tank Brasil. Junto com seu pai, inscreveu o TUBAGO no concurso. Aos 6 anos de idade, o Davi Assef se tornou o mais jovem participante da história do Shark Tank e o mais novo empreendedor social do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *