AVC – informação e conscientização pode salvar a vida de quem você ama


Durante o mês de outubro, a SBN reforça sua campanha de combate ao Acidente Vascular Cerebral 

Os óbitos causados devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) ainda figuram entre as principais causas de morte em muitos estados do Brasil. Em 2024, os AVCs foram a causa de 39.346 mortes, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, entre 01 de janeiro a setembro deste ano.

O que é acidente vascular cerebral

Um AVC é considerado uma doença grave e que surge devido à alteração do fluxo sanguíneo no cérebro, podendo ser de dois tipos:

Acidente vascular isquêmico: 

Ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos

Acidente vascular hemorrágico:

Ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência

Segundo a Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a doença sempre figura entre as principais causas de morte na população. “O derrame cerebral sempre foi uma das principais causas de morte em nosso país, a doença  é uma das mais recorrentes razões de sequelas e incapacidade. Por ser  mais recorrente em idosos, as pessoas acham que os jovens estão livres de sofrerem um derrame, mas o que temos visto na prática clínica foi um grande aumento de casos”, comenta.

Leia mais: Praticar esportes desde a infância melhora saúde cardiovascular durante a vida, afirma novo estudo

Atenção aos primeiros sinais de um AVC

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da doença podem incluir:

  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão mental;
  • Alteração da fala ou compreensão;
  • Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Um recente estudo da The Lancet Neurology, mostrou que os óbitos causados pelo AVC devem aumentar 47% nos próximos anos, passando de 6,6 milhões em 2020, para 9,7 milhões em 2050. Os pesquisadores também perceberam que durante o período analisado pelo estudo, as mortes pela condição aumentaram 40%, enquanto sequelas ligadas ao derrame cresceram 32%.

A especialista destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o devido tratamento e qualquer sintoma atípico deve ser investigado o mais rápido possível. “Ter um estilo de vida mais saudável, praticar atividade física, não fazer uso de tabaco, evitar uso de drogas e controlar a diabetes pode ajudar a reduzir em até 80% as chances de um problema nesse sentido. “, finaliza a neurocirurgiã.

Se os sintomas mencionados acima surgirem repentinamente, o ideal é buscar ajuda médica especializada o quanto antes. Quanto mais rápido o atendimento for realizado, menores são os danos e maiores as chances de uma boa recuperação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *