Médica dá dicas de como se preparar para alcançar os melhores resultados com o uso de hormônios na menopausa
Viver a menopausa é inevitável e natural para toda mulher, mas, como vivê-la vai depender das escolhas que foram feitas desde antes de sua chegada. A médica ginecologista especialista no assunto e em modulação hormonal, Dra. Beatriz Tupinambá, explica o porquê e como se preparar com antecedência para iniciar o uso de homônimos, e assim, minimizar com eficácia, os sintomas da menopausa.
“Muitas mulheres esperam chegar à menopausa para pensar em reposição hormonal, mas essa estratégia não é a recomendada. O ‘Momento Ouro’ para iniciar a reposição hormonal é na transição menopausal, também conhecida como climatério. É nesse período que primeiras mudanças corporais e hormonais começam a ocorrer que a mulher deve procurar um especialista.”
Beatriz reafirma que a preparação prévia do corpo feminino com hábitos saudáveis é primordial para que o tratamento com hormônios seja eficiente, e cita 4 fatores indispensáveis para o sucesso com a terapia:
1- Alimentação é a base
A alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para garantir que seu corpo esteja pronto para a reposição. Reduza o consumo de açúcares e alimentos processados e aumente a ingestão de frutas, vegetais e proteínas de qualidade;
2- Atividade física é primordial
O exercício físico regular não apenas melhora a disposição, como também fortalece os músculos e ossos, preparando seu corpo para a reposição hormonal. Exercícios de resistência e aeróbicos são ótimos aliados;
3- Controle de estresse
O estresse afeta o equilíbrio hormonal.
Práticas como meditação, yoga e respiração profunda ajudam a manter a mente e o corpo preparados para receber o tratamento da reposição hormonal;
4- Sono de qualidade é essencial
Dormir bem é fundamental para o equilibrio hormonal. Um sono de qualidade prepara seu corpo para responder melhor à reposição, melhorando a absorção dos hormônios e seu bem-estar geral.
Preparar o solo do seu corpo é o primeiro passo para colher os frutos de uma reposição hormonal de sucesso.
“Assim como uma planta precisa de solo fértil para crescer, seu corpo precisa estar equilibrado para receber a reposição hormonal e obter os melhores resultados.” Finaliza a ginecologista.