Comer morango é uma forma natural e deliciosa de cuidar da saúde do coração e controlar o colesterol. Uma pesquisa revela que o consumo regular de uma a quatro xícaras de morangos ao dia traz benefícios significativos à saúde, especialmente para o coração e o metabolismo.
Conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, e financiado pela Comissão de Morangos da Califórnia, a revisão engloba resultados de 47 ensaios clínicos e 13 estudos observacionais publicados entre 2000 e 2023.
Colesterol ruim e triglicerídeos
Em artigo publicado no periódico Critical Reviews in Food Science and Nutrition, os pesquisadores expliam que os morangos são ricos em fitonutrientes benéficos, como polifenóis e fibras, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, além de diminuir a inflamação. O resultado é uma melhora na saúde do coração em geral e um melhor controle dos fatores de risco cardiovascular.
Uma dose diária de morangos frescos, congelados ou liofilizados pode ter um impacto substancial na saúde cardiometabólica, especialmente naqueles com maior risco de doenças cardíacas. Ao melhorar o metabolismo de gorduras e reduzir a inflamação sistêmica, os morangos ajudam a diminuir o risco de desenvolver condições cardiovasculares.
“Os morangos são ricos em fitonutrientes que beneficiam a saúde do coração”, diz a autora principal Roberta Holt, da Universidade da Califórnia
“Nossa revisão descobriu que o consumo regular de morangos não apenas reduz o colesterol, mas também ajuda a diminuir a inflamação, que é um fator chave no desenvolvimento de doenças cardíacas. Isso significa que simplesmente adicionar uma xícara de morangos à sua rotina diária pode reduzir significativamente o risco de eventos cardiovasculares.”
Também favorece a saúde do cérebro
Além da saúde do coração, o estudo revela benefícios empolgantes para a saúde cerebral. Esta pesquisa sugere que o consumo de morango pode ajudar a retardar o declínio cognitivo e proteger contra a demência, graças ao seu rico conteúdo de flavonoides. Além de apoiar a função cognitiva, o consumo da fruta ajuda a combater o estresse oxidativo, e ambos os fatores são essenciais para manter o cérebro afiado à medida que envelhecemos.
Os morangos ainda são ricos em fibras e vitaminas, principalmente a C, e podem ser consumidos sozinhos ou adicionados em smoothies, iogurtes ou saladas.
DOUTOR JAIRO/UOL