Pacientes com a doença neurodegenerativa têm uma maior elevação da expressão do gene ACE2, envolvido na entrada do vírus em células humanas, do que outros idosos.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Cerebral da Coreia do Sul concluiu que idosos com Alzheimer são mais vulneráveis a infecção por Covid-19. Em pesquisa publicada no Jornal of Infection, os cientistas anunciaram a descoberta da elevação da expressão do gene ACE2 envolvido na recepção do Sars-Cov-2, e analisaram como a inflamação pode afetar pacientes com esse tipo de demência.
Para investigar o risco de infecção por Sars-CoV-2 em pacientes com Alzheimer, a equipe usou um conjunto de dados de microarranjo e sequenciamento total de RNA sob a perspectiva de doença cerebral. O cientistas também analisar uma expressão do gene ACE2 (enzima aproveitada pelo novo coronavírus para penetrar na célula humana) contendo material genético de pacientes idosos com a doença de Alzheimer.
Assim, foi descoberto que a expressão do gene ACE2 é mais elevada em doses com a doença de Alzheimer do que em comparação com aqueles que não sofrem da doença. Além disso, também foi confirmada a mesma alteração no tecido cerebral de camundongos com Alzheimer.
“Aconselhamos que pacientes idosos com Alzheimer tomem cuidado extra na prevenção e controle de infecções do novo coronavírus e que nossa sociedade prestae atenção especial a esses pacientes“ disse Joo Jae-yeol, líder do estudo, em nota