![](https://guiaviverbem.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0759-300x161.jpeg)
Foto: Reprodução Instagram
O Ambulatório do Sono (Ambsono) da UFRN promove o tratamento e o diagnóstico de transtornos relacionados ao sono no Rio Grande do Norte. A iniciativa surgiu em 2009 como projeto de extensão e se consolidou como um serviço de referência no estado, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos com foco em distúrbios como insônia, apneia do sono e narcolepsia.
O ambulatório é coordenado pela professora Katie Almondes, do Departamento de Psicologia (Depsi/UFRN). Segundo a coordenadora, o serviço surgiu devido aos altos índices de transtornos do sono. Esses distúrbios têm repercussões negativas sobre o desempenho cognitivo, afetando funções essenciais como memória, atenção e concentração, além de impactar a qualidade de vida dos pacientes. O transtorno do sono também está associado a problemas de saúde como hipertensão, doenças cardiovasculares e gastrointestinais.
Com a proposta de preencher uma lacuna no atendimento público de saúde no estado, o ambulatório oferece um serviço inédito na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A principal inovação é o modelo de atendimento interdisciplinar: ao chegar ao Ambsono, localizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o paciente é atendido simultaneamente por especialistas de diferentes áreas, como psiquiatras, psicólogos, neurologistas e otorrinolaringologistas. Juntos, os profissionais fazem uma triagem para o diagnóstico e definição do tratamento mais adequado.
Katie Almondes destaca a importância da oferta do serviço por meio do Sistema Único de Saúde: “quando o criamos, nossa intenção foi proporcionar um atendimento digno e especializado, examinando aqueles que, até então, não tinham acesso a serviços tão completos. Nosso trabalho visa, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida das pessoas e avançar na área científica da psicologia do sono”, afirma.
O Ambsono também realiza cursos de especialização coordenados pela professora Katie Almondes. No campo da formação, o ambulatório oferece estágio para estudantes de graduação em Psicologia e residentes de diversas áreas da medicina. Interessados em atuar no projeto precisam estar vinculados à UFRN, especialmente ao Departamento de Psicologia (Depsi).
Atendimento
O ambulatório atende anualmente cerca de 350 pacientes. Uma das iniciativas mais recentes do serviço foi a criação de uma filial na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Cidade Satélite, em 2024. A filial é um projeto piloto que atende a demanda inicial de pacientes com queixas relacionadas ao sono. Após o atendimento na UBS, os pacientes são encaminhados para o ambulatório no Huol.
Além disso, o Ambsono mantém parceria com a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Huol, oferecendo atendimento especializado para crianças com quadros de narcolepsia e apneia do sono. Para saber como utilizar os serviços ofertados à comunidade, basta acessar o perfil no Instagram do ambulatório.
UFRN.BR