Não ter a opção de opinar sobre cronogramas, carga de trabalho ou tarefas pode levar ao esgotamento
De acordo com a Mayo Clinic, o burnout é um tipo de estresse relacionado ao trabalho que inclui não apenas exaustão física, mas também emocional. “Burnout não é um diagnóstico médico. Alguns especialistas acreditam que o burnout é causado por outros transtornos, como a depressão. O burnout pode aumentar o risco de depressão. Mas depressão e burnout não são a mesma coisa e exigem tratamentos diferentes”, explica a organização.
A Mayo Clinic estabelece algumas perguntas-chave que podem ajudar a identificar se uma pessoa sofre de esgotamento profissional:
- Você questiona a importância do seu trabalho?
- Você se arrasta para o trabalho e tem dificuldade para começar?
- Você se sente isolado do seu trabalho e dos seus colegas de trabalho?
- Você perdeu a paciência com seus colegas de trabalho ou clientes?
- Você não tem energia para fazer seu trabalho direito?
- Você tem dificuldade de concentração no trabalho?
- Você sente pouca satisfação com o que faz?
- Você está decepcionado com seu trabalho?
- Você duvida de suas habilidades e capacidades?
- Você recorre à comida, às drogas ou ao álcool para se sentir melhor ou para anestesiar seus sentimentos?
- Seus hábitos de sono mudaram?
-
- Falta de controle. Não ter a opção de opinar sobre cronogramas, carga de trabalho ou tarefas pode levar ao esgotamento.
- Falta de clareza sobre o que se espera de você. Esse sentimento pode fazer a pessoa acreditar que não está fazendo um bom trabalho.
- Conflitos com outras pessoas. Sentir que seu chefe ou colegas estão contra você pode causar estresse e sobrecarregá-lo.
- Há muito ou pouco a fazer. Se o trabalho for chato ou deixar a pessoa tão ocupada que ela não consiga atender às demandas, isso pode levar à fadiga.
- Falta de suporte.
- Problemas com equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Sentir que o trabalho toma tanto do seu tempo e energia que não sobra tempo para passar com a família ou amigos pode levar ao esgotamento.Você tem dores de cabeça, problemas estomacais ou intestinais ou outros problemas físicos sem causa aparente?
A Mayo Clinic recomenda que, se uma pessoa responder sim a uma ou mais perguntas deste questionário, ela pode estar sofrendo de esgotamento, então a melhor opção é conversar com um profissional de saúde ou especialista em saúde mental.
Quais são as principais causas?
A entidade destaca algumas situações ou gatilhos que podem levar ao burnout, como:
Estratégias para gerenciar o burnout
De acordo com a Clínica da Universidade de La Sabana, existem algumas estratégias eficazes para gerenciar o estresse e evitar que ele se transforme em esgotamento: