Diagnóstico, que pode causar inchaço e dor, é comum entre adultos mais velhos

Donald Trump apresenta quadro de insuficiência venosa crônica, condição comum após os 70 anos e que pode causar inchaço, dor e varizes nas pernas. foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
A Casa Branca informou nesta quinta-feira que o presidente americano Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, uma condição que ocorre quando as veias têm dificuldade em levar o sangue de volta ao coração.
A secretária de imprensa do governo dos Estados Unidos, Karoline Leavitt, anunciou o diagnóstico ao comentar sobre o inchaço nas pernas do mandatário e os hematomas em sua mão, percebidos nas últimas semanas.
Sean P. Barbabella, médico do presidente, disse, em um memorando, que Trump notou um leve inchaço na parte inferior das pernas e passou por uma avaliação abrangente, que revelou a condição. Ele acrescentou que o problema é “benigno” e comum em pessoas com mais de 70 anos.
O risco de insuficiência venosa crônica, que afeta entre 10% e 35% dos adultos, aumenta com a idade. A condição, que ocorre com mais frequência nas pernas, pode causar inchaço, como o que o presidente apresentou.
Outros sintomas podem incluir varizes, dor, desconforto e, em casos raros, úlceras venosas — feridas que demoram muito para cicatrizar —, explica Prakash Krishnan, diretor dos serviços endovasculares do Hospital do Coração Mount Sinai Fuster, em Nova York.
Fatores adicionais de risco incluem obesidade, gravidez e tabagismo. Pessoas que precisam permanecer em pé por longos períodos de tempo no trabalho também correm maior risco, afirma Krishnan.
Isso ocorre porque as veias, especialmente nas pernas, precisam bombear o sangue contra a gravidade de volta ao coração. Para ajudar nesse processo, elas utilizam válvulas unidirecionais e os músculos.
Porém, quando muito sangue se acumula, como pode acontecer durante longos períodos em pé, a pressão faz com que as veias se dilatem, e as válvulas se estiquem e fiquem com vazamentos, causando a insuficiência venosa.
Os médicos geralmente começam com tratamentos conservadores, como o uso de meias de compressão para pressionar as pernas e ajudar o sangue a retornar ao coração. Eles também costumam orientar que os pacientes mantenham as pernas elevadas por pelo
Dependendo do paciente, também aconselham a perda de peso ou exercícios de resistência para melhorar o fluxo sanguíneo.