Neuromodulação para tratar dor, epilepsia, Parkinson e depressão é destaque em congresso brasileiro em Natal



Natal recebe, a partir desta sexta-feira (15), o VII Congresso Brasileiro de Neuromodulação, evento que reúne mais de 300 palestrantes nacionais e internacionais para discutir avanços e aplicações dessa tecnologia em tratamentos que vão desde dores crônicas até doenças neurológicas como epilepsia, Parkinson e tremores. O encontro acontece no Centro de Convenções do Hotel Praia Mar até domingo (17).

À frente da programação estão Dr. Hougelle Simplício, presidente da Sociedade Brasileira de Neuromodulação, e Dra. Tatiane Von Hertwig, presidente eleita para a próxima gestão e integrante da comissão científica do congresso.

Segundo Dra. Tatiane, o evento foi pensado para proporcionar troca de experiências, aprendizado e networking entre especialistas, com foco tanto em médicos quanto em outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e psicólogos.

“Queremos que os participantes saiam mais confiantes, capacitados para realizar procedimentos cirúrgicos ou indicar corretamente essas terapias aos pacientes”, explica.

A neuromodulação é uma tecnologia que utiliza estímulos elétricos, magnéticos ou químicos para modular a atividade do sistema nervoso. Pode ser invasiva (por meio de cirurgias seguras para implantar dispositivos) ou não invasiva (com equipamentos externos), dependendo da necessidade clínica e das regulamentações de cada área profissional.

Dr. Hougelle destaca que as aplicações já têm evidências científicas robustas para dores crônicas – como na coluna e nas pernas –, distúrbios de movimento, epilepsia e transtornos de humor.

“É uma alternativa estratégica que vai além do uso de medicamentos, trazendo novas possibilidades de tratamento para casos complexos”, afirma.

O congresso também será palco para o lançamento de novidades tecnológicas: três das quatro principais empresas do setor presentes no Brasil trazem, pela primeira vez, equipamentos recém-lançados no país.

Entre os palestrantes, há profissionais de várias regiões do Brasil, além de convidados dos Estados Unidos, Europa, Argentina e outros países da América do Sul, com experiências acumuladas em centros de referência no exterior.

O evento, que ocorre a cada dois anos, foi realizado em São Paulo na última edição, acontecerá em Foz do Iguaçu em 2027, e tem como objetivo circular por diferentes regiões do país para facilitar o acesso de profissionais locais a esse avanço científico.

Serviço:

Evento: VII Congresso Brasileiro de Neuromodulação

Data: 15 e 16 de agosto de 2025

Local: Centro de Convenções do Hotel Praia Mar – Natal/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *