Hospitais universitários do RN registram 1.263 atendimentos especializados no mutirão Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas


Consultas, cirurgias e exames foram feitos no HUOL, no HUAB e na MEJC durante a iniciativa da Ebserh, realizada simultaneamente em todo o país

Hospitais universitários do RN registram 1.263 atendimentos especializados no mutirão Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
 O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) fizeram parte mais uma vez do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 1.263 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional, realizada no sábado (13), foi idealizada pela Rede Ebserh em parceria com o Ministério da Educação e o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
No Huol, foram realizados 150 exames/procedimentos e 34 cirurgias. Para Francisco de Cássio de Oliveira Mendes, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital, o mutirão de cirurgias eletivas e exames de imagem realizado no hospital trouxe impactos positivos que vão muito da assistência direta aos pacientes e do fortalecimento das atividades de ensino. “A iniciativa contribuiu significativamente para a rede de saúde do Rio Grande do Norte, fortalecendo sua capacidade de resposta e integração. Em primeiro lugar, o mutirão ajudou a desafogar a fila de procedimentos pendentes, reduzindo o tempo de espera para cirurgias e exames de imagem. Por fim, a visibilidade alcançada pela ação reforça o papel estratégico do Huol como hospital de referência e centro de formação, mostrando o potencial do trabalho em parceria para melhorar o acesso, a qualidade e a eficiência da saúde pública no RN”, ressaltou Cássio.
No HUAB, foram 715 exames/procedimentos, 72 cirurgias eletivas e 30 consultas. Segundo a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Flávia Andreia Pereira, o mutirão foi, mais uma vez, um sucesso por ampliar o acesso a procedimentos de saúde e diminuir filas de espera. “O dia E foi um sucesso e de muita relevância para a rede de atenção à saúde e, sobretudo, para a população, pois conseguimos ampliar a oferta de procedimentos e contribuir de forma significativa para a redução das filas de cirurgias e exames”, disse.
A MEJC realizou 210 consultas e 52 exames. De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, no dia E, a MEJC reafirmou seu compromisso com a saúde pública ao realizar centenas de atendimentos especializados em um único dia. A ação concentrou esforços em consultas ginecológicas, além de exames fundamentais, como mamografias e ultrassonografias. “Esse mutirão não apenas reduziu significativamente a fila de espera do SUS, como também devolveu dignidade e qualidade de vida a muitas mulheres que aguardavam por esses serviços. É um exemplo claro de como a mobilização coletiva e o investimento em saúde podem transformar realidades”, destaca.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas 

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstrou o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e a Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e a especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.   

Esforço nacional 

Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh promoveu mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *