UFRN recruta idosos 80+ para estudo sobre envelhecimento e saúde em Natal


O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSa) da UFRN e o Grupo de Exercício Clínico e Envelhecimento (ExCE) estão recrutando voluntários com 80 anos ou mais, residentes em Natal, para participar do Estudo Natal, pesquisa que investiga como o estilo de vida influencia o processo de envelhecimento e o risco de quedas e eventos cardiovasculares.

Podem se inscrever idosos lúcidos, que caminhem por conta própria, mesmo com apoio, e que possuam número do cartão do SUS (clique aqui). As avaliações serão realizadas no campus central da UFRN, com transporte gratuito de ida e volta para o participante e um acompanhante.

Os voluntários passarão por testes físicos e funcionais, avaliações sensoriais (visão, audição e cognição), densiometria óssea e exame de rigidez arterial. Ao final, cada participante recebe um relatório individual de saúde com orientações sobre seu estado físico.

Segundo Nathália Diniz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN (PPGCSa), os participantes recebem um kit com acesso à plataforma digital, onde podem consultar todos os resultados dos exames. Ela explica que, ao final da avaliação, tanto os idosos quanto seus acompanhantes recebem instruções detalhadas sobre como utilizar a plataforma, preencher os formulários de monitoramento e registrar possíveis eventos de saúde.

O estudo também realiza um acompanhamento contínuo, mesmo fora do campus. “Os participantes recebem questionários a cada três meses, o que nos permite acompanhar de forma contínua, mesmo não presencialmente, a saúde deles, monitorando detalhadamente possíveis eventos de quedas ou problemas cardiovasculares até 2028”, explica Natália Diniz.

Ela acrescenta que, ao disponibilizar os resultados em PDF, os participantes podem compartilhar facilmente as informações com profissionais de saúde em outras consultas, evitando custos elevados ou longas esperas no sistema público para exames como densiometria óssea e avaliação da rigidez arterial. Todo o acesso à plataforma e ao relatório completo é gratuito.

Coordenado pelo professor Eduardo Caldas Costa, do Departamento de Educação Física, o estudo acompanhará 500 idosos distribuídos pelos cinco distritos sanitários de Natal até 2028, monitorando quedas e eventos cardiovasculares. Mais informações podem ser consultadas no site EstudoNatal.com.br e no Instagram @estudo.natal, e agendamentos estão disponíveis pelo WhatsApp (84) 99679-5040.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *