Instituições reforçam ações de apoio emocional, escuta e acolhimento aos estudantes às vésperas do exame
Com a proximidade do ENEM, aumentam a pressão e a preocupação com o estado emocional dos estudantes. Nos Colégios Salesiano São José e Dom Bosco, a preparação entra em ritmo de revisão estratégica, com foco nas áreas de maior peso e na manutenção da confiança dos alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio que serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.
De acordo com os educadores das instituições, o momento exige uma revisão direcionada, priorizando os temas com maior incidência nas edições anteriores e a realização de simulados que reproduzem o ambiente da prova.
“Mais do que aprender novos conteúdos, o foco agora é consolidar o que já foi estudado e aprimorar a gestão do tempo e da ansiedade”, explica Amanda Higino, coordenadora do pré do Colégio Salesiano Dom Bosco.
Além das aulas de revisão, os colégios oferecem durante todo o ano orientação psicológica e destacam a importância da rotina de sono, alimentação e estratégias de concentração.
“A reta final é o momento decisivo. Alguns alunos já estão exaustos da rotina. É um momento para revisão e de cuidar dos aspectos emocionais. O aluno precisa encontrar um ritmo próprio, sem se sobrecarregar, lembrando que o descanso também faz parte da preparação. Buscar um tempo de qualidade com as famílias e os amigos é investimento na saúde emocional do aluno”, Luana Valéria, psicóloga do Colégio Salesiano São José.


