
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reforça a prevenção do câncer de mama nos dias 24 e 25 de novembro, quando acontecerá o Mutirão de Mamografia no Campus Central. A ação gratuita é voltada às mulheres entre 40 e 75 anos, residentes em Natal, que devem apresentar CPF, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Natal e comprovante de residência. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, a partir das 7h, com a realização de uma média de 70 exames diários. Mulheres menores de 40 e maiores de 75 anos podem realizar a mamografia mediante apresentação de requisição médica.
O mutirão é promovido pela Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em parceria com o Grupo Reviver Natal. De acordo com a enfermeira da DAS, Luciana Eduardo, a iniciativa tem como principal objetivo promover o diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir da mamografia de rastreio, que deve ser realizada anualmente. Por meio do mutirão, as mulheres conseguem ter acesso ao exame de forma fácil e rápida.
“É importante nos cuidarmos, pois uma vez identificada alguma alteração e com posterior diagnóstico precoce, o câncer de mama tem cura”, ressalta. Entre os fatores de risco para a doença, estão idade maior de 50 anos; ter parentes de primeiro grau com câncer; falta de atividade física regular; excesso de peso e consumo de bebida alcoólica.
Os exames serão realizados próximo ao prédio da DAS, vizinho ao Departamento de Artes da UFRN. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (84) 99193-6371 ou pelo e-mail promocaosaude@progesp.ufrn.br.
Fonte: Progesp/UFRN. Texto: Marina Gadelha; Edição: Maralice Freitas.


