A campanha do Novembro Azul, reforça que o cuidado com a saúde masculina vai além da prevenção ao câncer de próstata, incluindo a atenção à visão. Segundo a oftalmologista Marcia Ferrari, do H.Olhos, a alimentação tem impacto direto na saúde ocular, já que tudo o que afeta o metabolismo e os vasos sanguíneos também compromete estruturas dos olhos.
Leia também:
Tomar bebidas muito quentes aumenta risco de câncer de esôfago Editar
Alimentação:
Dietas ricas em gorduras saturadas, trans e ultraprocessados aumentam a inflamação, o estresse oxidativo e aceleram o envelhecimento celular. Colesterol e triglicerídeos elevados prejudicam a circulação e podem causar danos na retina, pequenos “derrames” internos e afetar o nervo óptico. Entre as doenças associadas estão degeneração macular, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e olho seco, muitas com evolução silenciosa, o que reforça a importância da prevenção.
Alerta:
A médica lembra que homens procuram menos o atendimento preventivo, favorecendo diagnósticos tardios. Fatores hormonais, hábitos de vida e exposição ocupacional também diferenciam o impacto das doenças entre homens e mulheres.
Por outro lado, nutrientes como ômega-3, luteína, zeaxantina, vitaminas C e E e zinco têm ação protetora, antioxidante e anti-inflamatória. Eles podem ser obtidos em peixes gordurosos, folhas verdes, frutas cítricas, nozes, sementes e legumes coloridos.

Foto: Reprodução.
Dislipidemias, colesterol e triglicerídeos altos, afetam a circulação ocular e podem levar ao bloqueio de vasos da retina, causando perda súbita de visão. Obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2, comuns entre homens, também aumentam o risco de retinopatias e catarata precoce. O diabetes descontrolado é uma das principais causas de cegueira, por danificar os pequenos vasos da retina.
A partir dos 40 anos, consultas anuais com oftalmologista são indispensáveis. Entre os exames recomendados estão acuidade visual, refração, tonometria, exame de fundo de olho e lâmpada de fenda.
Para a especialista, a mensagem do Novembro Azul é clara: cuidar da visão faz parte do cuidado integral. “Se seu estilo de vida afeta o coração e o metabolismo, também afeta os olhos”, destaca. Ela reforça a importância da prevenção e recomenda que todos mantenham consultas regulares.


