Ama gatos? A aproximação de um felino pode ser mais barulhenta e comunicativa se você for um homem, mostra um novo estudo. De acordo com os pesquisadores, os gatos miam com maior intensidade para tutores do sexo masculino em comparação com tutoras.
Leia também:
SUS terá teleatendimento para pessoas com problemas relacionados a jogos de apostas
Uma das hipóteses para esse fenômeno é que o fato dos homens se comunicarem com menos alarde com os animais de estimação, o que, como consequência, força os gatos a intensificarem sua atenção nos tutores masculinos para serem notados.
Os resultados foram descobertos por uma equipe da Universidade de Ankara, na Turquia, que analisou 31 pares de gatos e tutores. Para o estudo, os humanos utilizaram uma câmera presa ao peito para filmar os primeiros minutos de interação com os felinos após o tutor voltar para casa. O estudo foi publicado na revista científica Ethology.
Foi observado que os gatos emitiram 4,3 miados nos primeiros 100 segundos ao cumprimentar homens, em comparação com apenas 1,8 miados ao cumprimentar mulheres.
Anteriormente, pesquisas mostraram que as mulheres costumam empregar uma voz aguda, semelhante como se fala com um bebê, ao se comunicar com seus gatos.
“Portanto, é possível que os cuidadores machos precisem de vocalizações mais explícitas para perceber e responder às necessidades de seus gatos”, explicaram os pesquisadores.
Além disso, eles também testaram as motivações para os gatos se esfregarem em seus donos. Segundo a equipe, a alimentação não era o principal fator para isso e sim uma espécie de saudação pelo retorno.


