Nota 980 na redação e 917,6 em Matemática confirmam resultados positivos dos Colégios Salesianos do RN no ENEM


Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, os Colégios Salesiano São José e Dom Bosco consolidam sua tradição de excelência acadêmica. A aluna Mariana Moura é um dos exemplos do avanço na proficiência de seus estudantes. Mariana obteve duas notas de grande destaque no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 920 em Redação e 912.5 em Matemática.

Aluno do Colégio Salesiano São José, o Daniel Fernandes também obteve notas que se destacaram: em Matemática ele alcançou 917,6 e em Redação 900.

A instituição celebra os avanços do trabalho pedagógico focado em competências e no acompanhamento individualizado. Entre os diversos resultados positivos, a história da aluna Maria Fernanda Diniz ilustra o compromisso da escola com a escrita de alto nível.

Fernanda alcançou 980 pontos na Redação. Candidata ao curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRN, a estudante descreve a conquista como um “misto de felicidade e dever cumprido”.

“Acordei às 5h30 e dei de cara com o 980. Fiquei sem acreditar. Eu esperava uma nota boa, mas não o que chamo de ‘1000 técnico’. Foi o resultado de um esforço intenso, escrevendo duas redações por semana e contando com o apoio imprescindível da professora Fátima Fonseca, que me ajudou a aprimorar a argumentação o ano inteiro”, celebra Fernanda, destacando o papel da Oficina de Redação do Salesiano e o suporte emocional da família.

Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Salesiano São José, Fernanda Katiusca, os resultados obtidos pelos alunos do pré no Enem 2025, são frutos de um processo construído em parceria entre escola, alunos e famílias. A educadora explicou que os estudantes foram preparados de forma sistemática e contínua ao longo do ano com simulados de diversas bancas, produções de redações e correções criteriosas, além de acompanhamento permanente da orientação acadêmica.

Leia mais:

Guia Viver Bem.

Nesta semana decisiva, diante da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), “a escola está com uma estrutura de plantão disponível para momentos de orientação, esclarecer dúvidas, analisar notas de corte, orientar ajustes nas opções de curso e apoio aos alunos em decisões mais seguras e conscientes”, destacou a coordenadora, Fernanda Katiusca.

Novas Metodologias

Sobre as novas metodologias implementadas nas regras do Enem 2025 – como a possibilidade de utilização das notas dos últimos três anos para conquistar uma vaga no SiSU -, a coordenadora acredita que embora a medida aumente a competitividade, ela representa uma ampliação de possibilidades que exige ainda mais estratégia.

A escola reforça que os alunos que fizeram o Enem pela primeira vez não são prejudicados, desde que recebam o suporte pedagógico adequado para converter o desempenho em aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *