Pesquisa demonstra alta qualificação do Huol na formação de profissionais


Texto: Marília Rêgo e Paulina Oliveira de Ebserh

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), que faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue fortalecendo práticas de formação profissional observando a opinião da comunidade hospitalar. Dados da última Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE), realizada entre outubro e dezembro de 2025, apontam o Huol como o hospital mais indicado como instituição formadora, com um percentual de 98,7%.

Além de liderar nacionalmente nesse indicador, o hospital obteve 81,7% de satisfação geral com o ensino, conquistando a segunda melhor posição entre os hospitais universitários da rede. A pesquisa contou com a participação de 403 membros da comunidade hospitalar, sendo 252 estudantes (de residência, graduação e ensino técnico) e 151 professores e preceptores.

Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, a PSE é um instrumento estratégico para qualificar continuamente a formação profissional nos hospitais da Rede, fortalecendo a gestão participativa e o aprimoramento permanente do ensino. “Seus resultados evidenciam a excelência dos hospitais universitários como cenários de prática e orientam decisões baseadas em evidências. Trata-se de uma ferramenta essencial para integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação com qualidade e compromisso público, além de ser a base para a construção do plano de melhoria para a área do ensino”, declarou.

A superintendente do Huol, Eliane Pereira, atribui o reconhecimento ao trabalho coletivo e ao foco na qualidade. “Esta conquista é fruto do esforço de todos na gestão para melhorar continuamente nossa infraestrutura e assistência, sempre com humanização. Nosso objetivo é integrar cada vez mais a academia, a pesquisa e a assistência, formando profissionais capacitados e comprometidos com o SUS”, enfatizou.

O gerente de Ensino e Pesquisa, Carlos Alberto Almeida, ressalta que o resultado reflete o compromisso do Huol com a excelência na formação em saúde e a indissociabilidade entre ensino e assistência. “Agradecemos a todos os discentes, docentes, preceptores, residentes e técnicos que contribuíram com suas percepções, e reiteramos que a GEP segue empenhada em fortalecer o binômio ensino-assistência, formando profissionais de saúde qualificados e comprometidos com o SUS”, declarou.

A PSE aborda aspectos ligados a quatro eixos: infraestrutura hospitalar (espaços físicos, recursos, limpeza, tecnologia); aos serviços e cenários de prática (organização dos serviços assistenciais, acolhimento, organização de fluxos, quantitativo de casos clínicos); preceptoria (apoio, participação, orientação, disponibilidade); e formação profissional (estágios, conhecimento adquirido na assistência, oferta de projetos de pesquisa e extensão).

Leia mais:

Huol-UFRN/Ebserh recruta voluntários para estudo internacional sobre doença renal crônica

Resultados nacionais

A pesquisa é conduzida pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh e teve a participação de 8.382 pessoas, entre alunos de graduação, do ensino técnico e residentes (5.216), além de professores e preceptores (3.166).

Entre os principais resultados obtidos nacionalmente, 93,9% indicaram os Hospitais da Rede e o nível de satisfação com relação às instituições como cenário de prática foi de 72,7%. Também foi possível verificar que 85% dos participantes afirmaram ter boa experiência de aprendizado junto à assistência prestada ao paciente, e que o índice de atribuição de notas entre 7 e 10 pelos estudantes aos hospitais foi de 79%.

O ouvidor-geral, Diego Henrique Rezende, defendeu que a pesquisa representa um avanço importante para a concretização de uma gestão coletiva e preocupada com a democratização das relações nos hospitais universitários federais. “Esse conjunto de elementos favorece a adoção de decisões mais assertivas, contribuindo com o aprimoramento do ensino, pesquisa e inovação”, concluiu.

A pesquisa é feita anualmente desde 2019. Confira os resultados desta edição e das anteriores clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *