‘Me sinto jovem’: os segredos de vitalidade do homem que completou 104 anos


Viver mais de 100 anos parece um privilégio reservado a poucos. Chegar aos 90 ou 100 anos desperta curiosidade e admiração. Então surge a pergunta: existe algum segredo para viver tanto tempo? O que se deve fazer — e o que não se deve fazer — para chegar a essa idade?

José Fernández completou 104 anos, tornando-se um dos homens mais velhos da Espanha, embora diga se sentir um “jovem”. Após celebrar seu aniversário em 16 de janeiro, com uma saúde física e mental notável, ele não aparenta a idade que tem e surpreende a todos com seu bem-estar geral e sua atitude tranquila em relação à vida e à velhice.

Nascido em 1922, José Fernández testemunhou grande parte da história do século XX e parte do século XXI. Vivenciou eventos que marcaram gerações inteiras , como a Guerra do Rif, a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial e a pandemia de Covid-19.

“O que temos hoje não existia antes. Você chamava o médico e ele ou vinha ou não vinha. Eu vivi isso”, disse ele, com humor, à rádio espanhola Onda Cero.

O homem disse que se vê “como uma criança” e, brincando, se descreveu como alguém com um nível de tensão que ninguém mais tem. Quando perguntado sobre o que considera mais importante na vida, respondeu sem hesitar: “Não morrer, ser uma boa pessoa, fazer o que nos mandam e ganhar um pouco mais do que antes”.

Durante a entrevista, ele também confirmou que não fuma nem bebe e que seu principal hobby é o futebol. Ao falar sobre jogadores da atualidade, revelou quem acompanha de perto Vinicius Júnior, também chamado de “Vini Júnior”, craque do Real Madrid.

Ele também fez um comentário que gerou discussão:

“Na minha opinião, as meninas jogam melhor que os homens porque não usam a força bruta”, defendeu.

Antes de se aposentar, José trabalhava como confeiteiro e não perdeu a oportunidade de brincar sobre isso.

“Estou falando de quem faz, não de quem come”, esclareceu com uma risada, embora tenha admitido que uma vez experimentou um pouco.

Desafiando a idade cronológica
Os funcionários do lar de idosos onde ele mora notaram que sua condição física é a de alguém significativamente mais jovem do que sua idade cronológica . Após a realização de testes como o Teste de Sentar e Levantar, que avalia a capacidade de sentar e levantar sem apoio várias vezes em menos de 30 segundos, eles disseram à imprensa que José demonstrou um equilíbrio e uma flexibilidade que muitas pessoas de sua idade já não possuem.

Leia mais:

75% de letalidade, sem tratamentos: por que o vírus Nipah assusta a comunidade científica

O homem também falou sobre sua família e o papel fundamental que ela desempenha em seu bem-estar. Ele lembrou que teve duas filhas com sua esposa, que faleceu há uma década, e que ambas lhe deram netas:

“Tivemos duas filhas, e cada uma delas teve duas filhas”, conta.

Durante a entrevista, ela relembrou fotos de quando tinha apenas 21 anos.

“Dizem que pareço saído de um filme, mas não sei”, comentou modestamente. Ao ver um desenho feito por sua mãe, não conseguiu conter a emoção.

Aos 104 anos, José admitiu que queria ser muito mais jovem. Embora também tenha aceitado a passagem do tempo com serenidade e um toque de travessura.

“Não posso parar os anos; eles passam para todos, não só para mim!”, concluiu.

Fonte: Jornal O Globo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *