5 movimentos para liberar gases intestinais acumulados que causam desconforto abdominal


Os gases intestinais são uma parte normal do processo digestivo, mas podem ser incômodos e desconfortáveis, especialmente quando se acumulam em excesso. Felizmente, existem exercícios simples que podem ajudar a aliviar o desconforto abdominal causado pelos gases.

Por que os gases intestinais são produzidos?

Os gases intestinais se formam durante o processo de digestão, quando o corpo decompõe os alimentos. Isso pode gerar gases como dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e metano. Na maioria das vezes, esses gases são liberados naturalmente por meio de arrotos ou flatulências. No entanto, em algumas ocasiões, o acúmulo excessivo de gases pode causar desconforto abdominal.

Os gases intestinais, embora sejam incômodos, fazem parte do sistema digestivo.

1 – Respiração profunda

A respiração profunda ajuda a relaxar os músculos abdominais e facilita a liberação de gases presos no trato digestivo. Sente-se com a coluna ereta, coloque uma mão no peito e outra no abdômen, inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca.

2 – Movimento de joelhos ao peito

Este exercício massageia suavemente o abdômen e ajuda a liberar gases presos na parte inferior do abdômen. Deite-se de costas, flexione os joelhos e leve as pernas em direção ao peito, abraçando-as com os braços por alguns segundos.

3 – Postura da cobra

Essa posição de yoga alonga e fortalece os músculos abdominais, facilitando a eliminação dos gases. Deite-se de barriga para baixo, eleve o tronco apoiando as palmas das mãos no chão e estenda completamente os braços.

4 – Massagem abdominal

Uma massagem abdominal suave pode ajudar a mover os gases presos ao longo do trato digestivo. Sente-se ou deite-se confortavelmente, coloque as mãos sobre o abdômen e faça movimentos circulares no sentido horário.

5 – Alongamento lateral

Este exercício alonga os músculos abdominais e pode ajudar a liberar gases presos nas laterais do abdômen. Sente-se no chão com as pernas estendidas, incline o tronco para um lado e tente tocar o chão com a mão, mantenha a posição e depois repita para o outro lado.

Fonte: Jornal O Globo. 

LEIA MAIS:

Estudo revela que obesidade infantil já causa danos nos vasos sanguíneos e aumenta risco de infarto e AVC desde a infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *