O Hemocentro Dalton Barbosa Cunha, chamado de Hemonorte, em Natal, se tornou o primeiro órgão ligado ao Governo do estado do Rio Grande do Norte a obter a certificação internacional de qualidade Iso 9001: 2015. O processo que resultou na emissão do certificado teve uma duração de três anos, e o Iso 9001: 2015 garante que o Hemocentro possui um modelo de gestão de qualidade para gerir os procedimentos que são efetuados no local a certificação Iso 9001 trata-se de uma norma de padronização para prestadores de serviços ou produtos é um sistema que tem como objetivo otimizar as atividades, processos e ser capaz de identificar com maior rapidez as falhas existentes no órgão, para que elas possam ser corrigidas. Dessa forma, o sistema de gestão da unidade passa ser integrado e padronizado, como explicou diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar. “ A gestão deixa de ter caráter personalista, e os setores passam a saber exatamente o que devem fazer, em que momento, como detectar uma falha e corrigi-la”, explicou.
O processo de certificação demandou a criação de um novo núcleo de qualidade de gestão dentro da unidade, e teve as últimas etapas de auditoria feitas nos meses de dezembro de 2019 a março de 2020. O selo não é permanente, e precisa ser renovado nos anos de 2021 e 2022, o que é visto como positivo pelo diretor, tendo em vista que é mais um incentivo para que a instituição mantenha as mudanças estabelecidas.
“ Vamos passar por uma nova avaliação em 2021 e em 2022. Então, a casa consegue seguir nesse modelo ao longo dos anos, consolidando cada vez mais. Além de avaliar cada setor, um dos pontos importantes que são observados é como estão sendo gastos os nossos recursos, ou seja, é uma forma também de avaliar a efetividade dos recursos empregados na administração pública “, relatou Rodrigo Villar.