Como forma de ajudar a combater a Covid-19, a empresa disponibiliza conteúdo produzido por especialistas internacionais sobre
higiene das mãos e prevenção de infecções
O Dia Mundial da Lavagem de Mãos, celebrado hoje, 15 de outubro, reforça ainda mais a necessidade das pessoas estarem atentas aos cuidados básicos de higiene, seja lavar as mãos antes das refeições ou após ir ao banheiro. No entanto, no atual período da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. Buscando auxiliar pessoas e organizações, a Ecolab, líder mundial em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, desenvolveu protocolos e programas para o combate ao novo coronavírus.
A companhia desenvolveu, em seu site, uma seção com dicas de combate a infecções, em especial a Covid-19. Hospitais, indústrias, lavanderias e restaurantes contam com informações sobre higienização, preparação de equipes e cuidados na prevenção de doenças.
“Acreditamos que ao disseminar as informações que temos sobre prevenção, estamos ajudando no combate de várias doenças, causadas pela má higiene das mãos. Este é o momento para nos unirmos e trocarmos informações que podem ser vitais para proteger vidas”, afirma Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral das operações da Ecolab no Brasil e América Latina.
Com conteúdo validado por profissionais que são referência na companhia, o portal também conta com webinars e protocolos para reabertura de bares e restaurantes, hotéis, hospitais, supermercados e fast food. É possível conferir todos os materiais neste link.
Por que lavar as mãos?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta, além de diminuir em até 41% a morte de bebês recém-nascidos. Em tempos de pandemia global, esse comportamento ganhou ainda mais relevância e significado como um dos principais instrumentos de prevenção.
E se não lavar corretamente?
Nesse caso, quando as mãos não são lavadas de forma correta (com água e sabão, por exemplo), elas podem se tornar as principais transmissoras de Hepatite A, infecção hospitalar, herpes, conjuntivite, escabiose (sarna), gastroenterites, entre muitas outras.
Como lavar as mãos corretamente:
- Usar sabão ou detergente para as mãos;
- Esfregar as palmas das mãos;
- Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
- Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);
- Realizar as etapas acima por no mínimo 20 segundos;
- Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.