Como estamos em OUTUBRO, comemorando o mês das crianças, escolhemos um tema exclusivo para elas: CRESCIMENTO.
Crescimento é o que diferencia a criança do indivíduo adulto e é considerado o seu principal indicador de saúde.
Desde a vida intra- uterina a criança deve ter o seu crescimento vigiado, nesta ocasião ocorre a maior velocidade de crescimento de toda a vida de uma pessoa. A partir do nascimento, o Pediatra precisa verificar peso e altura a cada mês até a criança atingir 1 ano de vida e, a partir daí, pelo menos 1 vez por ano, mesmo que a criança esteja sadia.
Através da simples medição da altura, podemos colocar na curva de crescimento e observar a velocidade de crescimento, padrão de crescimento da criança em relação a população geral, padrão de crescimento em relação a altura dos pais (estatura alvo).
Para cada fase do desenvolvimento há uma velocidade de crescimento esperada. No primeiro ano de vida – 25 cm, de 1 a 3 anos -12 cm/ano, 3 anos até a puberdade – 4 a 6 cm/a e na puberdade ocorre o famoso estirão do crescimento e a velocidade das meninas passa para 8-10 cm/a e dos meninos para 10-12 cm/a. Veja que nos referimos a fases do crescimento e não a idades específicas, então não há resposta para: até que idade o meu filho vai crescer? Dizemos que enquanto a velocidade de crescimento for de 2 cm/a ainda há crescimento, por isso é muito importante vigiar a estatura da criança, outra forma de estimar quanto ainda resta de crescimento é pelo exame de idade óssea, realizado através do RX de mãos e punhos.
Vários fatores são importantes para um bom crescimento, mas o fator genético tem importância de destaque, cerca de 80% da estatura é determinada pela altura dos pais, em seguida a boa nutrição, o sono, atividade física e o bem estar emocional, todos contribuem para a saúde da criança e consequentemente para o seu crescimento adequado.
Uma curiosidade com relação ao crescimento é que sempre os conhecimentos populares têm alguma correlação com a medicina, mas aqui a receita prática de estimar a altura final do indivíduo medindo a altura aos dois anos de idade e dobrando o valor, obtém-se o valor da altura final, não tem nenhuma validade! Então, com crescimento não se brinca, procure o seu pediatra e verifique se o a altura de seu filho está adequada para idade, sexo e padrão da família e decidam juntos se há motivos para relaxar ou se precisa investigar qualquer anormalidade.
Dra. Taisa Macedo, endocrinologista pediatra
@taisamacedonatal
Whatsapp: 84 99924 1860
Clínica Ami Personali- Praça Augusto Leite, 656 Tirol.