COVID-19: um balanço da atuação do Hospital do Coração na pandemia


Em janeiro de 2020 o Hospital do Coração completou 20 anos. Referência em procedimentos de alta-complexidade, o hospital congrega profissionais qualificados, atendimento humanizado, tecnologia de última geração e excelente infraestrutura, desde a sua inauguração. Fatores que estão fazendo a diferença no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

 

Dr. Nelson Solano, Cardiologista e Diretor do Hospital do Coração
(Foto: Paulo Anjos)

 

De março a dezembro, cerca de 7 mil pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19 foram atendidos no Hospital do Coração. Foram criadas alas específicas para o tratamento desses pacientes, 60 leitos clínicos e 60 leitos de UTI. Conversamos com o Dr. Nelson Solano, diretor administrativo do Hospital do Coração sobre Covid-19 e os planos do HC para o ano novo.

 O ano de 2020, com enfrentamento da COVID-19, foi um capítulo à parte na história da saúde mundial e, claro, do Hospital do Coração. O que destacaria de mais importante nesse capítulo?

O ano de 2020 foi verdadeiramente um ano desafiador com repercussão global na saúde e na vida diária das pessoas. Aqui no HCN não foi diferente mas, o mais importante neste capítulo e que merece nosso destaque, foi descobrir a capacidade criativa e a coragem do enfrentamento das equipes multiprofissionais, bem como a determinação da Diretoria e dos Gerentes em buscar e garantir todos os meios e recursos necessários para assistir plenamente nossos pacientes e disponibilizar as precauções necessárias para as equipes trabalharem com segurança.

Em 10 dias tivemos que mudar toda a  infraestrutura assistencial e o fluxo de atendimento, desde o acolhimento do paciente no nosso pronto-socorro até sua chegada ao leito do “Hospital Covid”, pois tivemos que isolar do restante do Hospital Geral. Isto foi verdadeiramente muito desafiador e exigiu muito trabalho e criatividade.

Qual o legado que esse ano vai deixar para o Hospital?

O principal legado que esta pandemia nos deixa é que o ser humano tem uma capacidade inesgotável de se adaptar às transformações do meio ambiente. Nós aqui transformamos ameaças em oportunidades de melhorias operacionais! Hoje assistimos nossos pacientes com mais eficiência e mais segurança, tanto para o paciente como para os nossos funcionários.

Sabemos que a pandemia não acabou. Como cardiologista, quais as orientações que deixa aos pacientes em relação à COVID-19?

A pandemia está longe do fim e como Cardiologista e Diretor do Hospital do Coração de Natal, faço aqui a minha recomendação para que continuemos firmes no uso da máscara, da higienização das mãos e evitando aglomeração em qualquer que seja a situação! Acreditamos que só após a vacinação da nossa população é que teremos o novo normal, haja vista todos os indicadores epidemiológicos alertarem para o aumento do contágio e grau de internação hospitalar pela Covid 19, desde o início do mês de novembro.

 

O Hospital do Coração foi reconhecido pelo SUS em relação às cirurgias de Ponte Safena. Quais os pontos que destacaria no serviço prestado pelo Hospital que são destaque para esse certificado?

Tivemos a grata satisfação de receber a informação de que entre todos os 239 hospitais públicos e privados que fazem Cirurgia Cardíaca para o SUS (cirurgias de Ponte de Safena e de Troca Valvar), o Hospital do Coração de Natal foi o que apresentou melhor resultado no Brasil: menor mortalidade e melhor tempo de recuperação pós-operatória. Isto nos deixa muito motivados a continuar investindo em mais segurança na assistência, mais qualidade na formação técnica dos nossos profissionais, bem como na tecnologia avançada dos nossos equipamentos.

Quais os projetos do Hospital para 2021?

O Hospital do Coração de Natal há 20 anos investe continuamente, expandindo sua área física com segurança e qualidade. Para 2021 vamos ampliar leitos de UTI, ampliar o nosso Pronto-Socorro, que se tornou pequeno para o tamanho da nossa demanda, criar um ambiente específico para realização de pequenos e médios procedimentos que não demandem internação hospitalar (procedimentos de Day Clinic) e renovar e ampliar nossa Área de Imagem, continuando com 2 salas de Hemodinâmica como diferencial muito relevante, já que somos o único Hospital Privado do Estado com esta infraestrutura tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *